Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8008
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_223.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
DiscussionPaper_223_sumex.pdf174.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Lawyers, governance, and globalization : the diverging paths of “public interest law” across the Américas
Other Titles: Discussion Paper 223 : Lawyers, governance, and globalization : the diverging paths of “public interest law” across the Americas
Advogados, governança e globalização : os caminhos divergentes da "lei de interesse público" nas Américas
Authors: Silva, Fabio de Sá e
Abstract: Nos últimos anos, o “direito de interesse público” (DIP) se tornou um componente cada vez mais frequente em discussões sobre direito e políticas públicas no mundo. Se, por um lado, essa manifestação global de um script profissional e político até agora visto como tipicamente norte-americano sugere um formidável processo de difusão, sua mecânica e significado ainda carecem de serem examinados de maneira mais profunda e sistemática. O argumento corrente é de que esse processo tem envolvido “convergência” e “adaptação”. Não obstante, há boas razões empíricas e teóricas para submetê-lo a novos exames. Com base em pesquisa comparada e internacional sobre a vida cotidiana de “advogados de interesse público” nos Estados Unidos e na América Latina, este texto destaca diferenças significativas no modo pelo qual advogados em cada um desses contextos estrutura o “direito de interesse público” – desafiando, assim, a ideia de convergência –, ao mesmo tempo em que indica fatores da rica história de desenvolvimento profissional e político nos contextos estudados, os quais sugerem razões iniciais para essa diferenciação. Esses resultados demandam novas pesquisas, mas já dialogam com diversas teorias sobre desenvolvimento político-institucional em tempos de globalização, tais como as teorias de isomorfismo institucional e constituição de “campos”.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Direito. Legislação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.