Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMachado, Raphael Amorim-
dc.contributor.authorGomide, Alexandre de Ávila-
dc.contributor.authorPires, Roberto Rocha Coelho-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2005 - 2013pt_BR
dc.date.accessioned2018-01-03T18:50:06Z-
dc.date.available2018-01-03T18:50:06Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8199-
dc.description.abstractO objetivo deste texto é construir um panorama sintético da trajetória das políticas de infraestrutura no Brasil no período recente. Para isso, destacam-se os principais esforços e avanços no sentido da retomada do protagonismo do governo federal no setor, assim como os limites e obstáculos enfrentados que contribuíram para a produção de resultados incompletos e conquistas parciais em termos de implementação e efetividade dos projetos. O texto parte de um esforço analítico-interpretativo que se apoia na inter-relação entre três categorias principais, quais sejam: ambiente político-institucional, arranjos institucionais e instrumentos da ação pública. As conclusões apontam que os avanços no desenvolvimento de instrumentos e arranjos para dotar o Executivo federal de maior capacidade de produção de políticas para o setor de infraestrutura foram incompletos e insuficientes. Incompletos, uma vez que os novos arranjos e instrumentos não lograram superar algumas de suas limitações internas (tais como falhas de planejamento e processos decisórios insulados da sociedade civil), e insuficientes, porque, ainda que plenamente desenvolvidos, não tiveram condições de contrabalançar os constrangimentos externos e os desafios de governança impostos pelo ambiente político-institucional brasileiro (tais como a fragmentação do aparelho do Estado e os interesses de curto prazo de atores políticos dentro da lógica do sistema político vigente).pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleReconfigurações da ação estatal na política de infraestrutura no período recente : avanços e limitespt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2352 : Reconfigurações da ação estatal na política de infraestrutura no período recente : avanços e limitespt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical40 p. : ilpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Elaboração de Políticaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Níveis de Governo::Política Nacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Administração Pública::Criação de Infra-Estruturaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Finanças Públicas. Bancos. Relações Monetárias Internacionais::Moedas. Financiamento::Investimento::Investimentos Públicospt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInfraestruturapt_BR
dc.subject.keywordInstrumentospt_BR
dc.subject.keywordArranjos de políticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordInvestimentopt_BR
ipea.description.objectiveConstruir um panorama sintético da trajetória das políticas de infraestrutura no Brasil no período recente.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2352pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objective of this text is to present an overview of the trajectory of the infrastructure policies in Brazil in the recent period (2005-2013). In order to do so, it highlights the main efforts and advances towards the resumption of the role of the federal government in the sector, as well as it points to the limits and obstacles that contributed to the production of incomplete results and partial achievements in terms of project implementation and effectiveness. The analysis of the historical trajectory draws from three interrelated analytical categories: political-institutional environment, institutional arrangements and instruments of public action. The main conclusion is that the advances in the development of instruments and arrangements were incomplete and insufficient. Incomplete because they failed to overcome some of internal limitations (such as planning failures and decision-making processes isolated from civil society). Insufficient because, even if they were fully developed, they would still face difficulties in counterbalancing external constraints and the governance challenges imposed by the Brazilian political-institutional environment (such as a fragmentation of the state apparatus and the short-term interests of political actors inside the logic of the political system).pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationEconomia. Desenvolvimento Econômicopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2352.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2352_sumex.pdf604.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.