Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8202
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2355.pdf3.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2355_sumex.pdf130.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Análise da rede de relações e sua influência nas políticas públicas de turismo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2355 : Análise da rede de relações e sua influência nas políticas públicas de turismo
Authors: Alencar, Joana Luiza Oliveira
Reyes Junior, Edgar
Abstract: Este trabalho analisa a influência da atuação dos representantes da sociedade no encaminhamento de demandas por políticas públicas. O objeto de estudo é o Conselho Nacional de Turismo (CNTur) e são utilizadas as abordagens de redes sociais e de campos com o objetivo de investigar a relação entre os conselheiros e o resultado de sua atuação na formulação da política nacional. As fontes de pesquisa foram 46 atas de reunião do CNTur, registradas de 2003 a 2015, cuja análise identificou as propostas levadas ao CNTur e os conselheiros proponentes e apoiadores como subsídio para formação da rede do conselho. A seguir, foram realizadas entrevistas com foco nas demandas propostas e na pesquisa documental. Os resultados indicam que a diversidade de atores envolvidos, dos atores externos contrários e a propensão a contestar regras preestabelecidas são características que favorecem o encaminhamento positivo da demanda; todavia, a existência de consenso no conselho não auxilia seu atendimento.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Interno: Livros
Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.