Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8353
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PPE_v48_n01_Ensino.pdf | 235.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Ensino profissionalizante, desempenho escolar e inserção produtiva : uma análise com dados do ENEM |
Other Titles: | Vocational education, school performance and productive insertion : an analysis with ENEM data |
Authors: | Araújo, Antônio José Negreiros Chein, Flávia Pinto, Cristine Campos de Xavier |
Abstract: | Uma das metas do milênio para o Brasil é a melhoria dos indicadores educacionais. A despeito do aumento do acesso à educação em todos os níveis nas últimas décadas, a qualidade desse ensino ainda é considerada baixa. Este artigo avalia a relação entre a educação profissional e tecnológica (EPT) de nível médio e o desempenho (proficiência) e a inserção produtiva do aluno. Os resultados das estimativas por pareamento com escore de propensão apontam que os alunos que realizam EPT possuem escore padronizado das notas de linguagem e códigos e redação entre 4,5 e 13,44 pontos acima dos que fazem o ensino regular, respectivamente. É encontrada também uma correlação significativa da EPT com a inserção produtiva, em média a probabilidade de estar empregado aumenta entre 1,2 e 1,3 ponto percentual (p.p.) para os alunos de EPT. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8339 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômico-Social Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br). |
metadata.dc.type: | Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.