Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8504
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ppp_n50_avaliação.pdf | 181.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Uma Avaliação do impacto da política de expansão dos institutos federais nas economias dos municípios brasileiros |
Other Titles: | An Impact evaluation of the expansion policy of the federal institutions in the Brazilian municipalities economies Una Evaluación del impacto de la política de expansión de los institutos federales en los municipios brasileños Évaluation de l’impact de la politique d’expansion des instituts fédérales de l’épargne bresilien municipalités |
Authors: | Faveri, Dinorá Baldo de Petterini, Francis Carlo Barbosa, Marcelo Ponte |
Abstract: | Os institutos federais (IFs) são as unidades da rede federal de educação profissional e tecnológica (EPT). Uma política de expansão dos IFs foi conduzida entre 2004 e 2016, sob a expectativa de que o espraiamento da EPT serviria para a redução das iniquidades sociais e territoriais. Embora exista uma literatura tratando dos aspectos normativos dessa política, não foram encontradas avaliações de impacto. O presente artigo busca preencher essa lacuna ao testar hipóteses de que os novos IFs causaram mudanças em alguns indicadores socioeconômicos locais. Os resultados apontaram que, nesse período inicial, houve impacto nos municípios com menos de 70 mil habitantes. Com base nisso, os aspectos de curto e longo prazos da interiorização da EPT são discutidos. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8497 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
Appears in Collections: | Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.