Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8706
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2421.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2421_sumex.pdf121.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Avaliando o impacto do Programa de Sustentação do Investimento na taxa de investimento da economia brasileira
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2421 : Avaliando o impacto do Programa de Sustentação do Investimento na taxa de investimento da economia brasileira
Authors: Ellery Junior, Roberto de Goes
Nascimento Junior, Antônio
Sachsida, Adolfo
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) na taxa de investimento da economia brasileira. Para isso, foram feitas diversas comparações entre a taxa de investimento no Brasil e a taxa de investimento de outros países emergentes. As comparações sugerem que não há nada de particular na economia brasileira que possa ser visto como um impacto positivo do PSI. Mesmo a rápida recuperação da taxa de investimento foi observada em vários outros países que já em 2010 ou 2011 tiveram tais taxas semelhantes às observadas no período anterior à crise. Na comparação com outros países, o que apareceu como destaque no Brasil foi a forte queda da taxa de investimento no período posterior a 2013. Esta queda pode ter sido causada pelo PSI, que teria gerado uma antecipação de investimento nas empresas com acesso ao programa ou pode ser devida a outros fatores como a crise econômica que se instalou no país em 2014. É possível que o PSI tenha contribuído para causar a crise por meio de distorções na alocação do capital, mas essa questão não foi objeto desta pesquisa.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.