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Radar_n58_lições_da_transição.pdf | 55.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Lições da transição do Chile para a gratuidade no ensino superior |
Other Titles: | Lessons from Chile’s transition to free college |
Authors: | Delisle, Jason Bernasconi, Andrés |
Abstract: | O Chile pode estar buscando o ideal do ensino superior gratuito, mas até agora o efeito prático tem sido limitado e repleto de consequências indesejáveis. Em vez de propiciar ensino superior universalmente gratuito, a nova política substitui um sistema de financiamento compartilhado (via mensalidades) aliado a ajuda financeira focalizada (via bolsas e empréstimos subsidiados) por um sistema de financiamento estudantil menos focalizado e mais dependente de recursos públicos. O benefício incremental para estudantes de baixa renda que antes recebiam bolsas de estudo e empréstimos altamente subsidiados é indiscutivelmente pequeno, e os estudantes de renda mais alta continuarão pagando mensalidades. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Radar - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
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