Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9203
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Arquitetura.pdf104.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Arquitetura moderna brasileira e o automóvel : o casamento do século
Authors: Lara, Fernando Luiz
Abstract: Neste texto veremos que os protestos de junho de 2013 deixaram bem claro para todos nós que o modelo de desenvolvimento urbano atual é insustentável em três de suas principais dimensões: econômica, social e ambiental. Do ponto de vista econômico, o incentivo à produção do automóvel está muito próximo do ponto de inflexão, se é que este já não ocorreu e não percebemos. Diz-se isso porque - apesar de ser setor industrial e comercial importante - o impacto que o automóvel causa nos outros setores da sociedade, especialmente na saúde (Sistema Único de Saúde - SUS e Instituto Nacional do Seguro Social - INSS) e na produtividade (tempo gasto em engarrafamentos), deveria nos fazer pensar em investir rápida e maciçamente em um modelo mais avançado de transporte público. Do ponto de vista ambiental, nem é preciso gastar linhas para explicar o impacto que os gases resultantes da combustão da gasolina causam ao planeta. E, do ponto de vista social, se imaginarmos uma sociedade igualitária, produtiva e saudável como objetivo maior do desenvolvimento, certamente o automóvel tem pouco a contribuir nesse projeto de futuro.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano / organizadores: Renato Balbim, Cleandro Krause, Clarisse Cunha Linke. – Brasília : Ipea : ITDP, 2016.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Indústria: Capítulos de Livros
Transportes: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.