Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9316
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2477.PDF1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2477_sumex.pdf122.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadas
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2477 : Os Efeitos do Programa Bolsa Família sobre a frequência escolar das mães adolescentes beneficiadas
Authors: Santos, Felícia
Corseuil, Carlos Henrique Leite
Abstract: Este trabalho se propôs a avaliar o efeito do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a frequência escolar das adolescentes que se tornaram mães, comparando-as às adolescentes sem filhos. O estudo foi realizado a partir dos dados do Censo Demográfico 2010 e usou as abordagens quantitativa e qualitativa para a discussão. Na quantitativa, primeiramente, estimou-se, a partir do modelo logit, o efeito marginal médio da maternidade sobre a frequência escolar, com dados individuais estratificados por cada mesorregião. Logo após, foi identificada a relação entre a incidência do PBF, por mesorregião, sobre as estimativas encontradas na primeira etapa. Os resultados indicaram que o PBF tende a ser mais efetivo em aumentar a frequência escolar das meninas que não são mães, relativamente às que o são. As narrativas capturadas em entrevistas semiestruturadas feitas com jovens mães, residentes no Distrito Federal e cadastradas pelo programa, corroboram o resultado encontrado e adicionam elementos qualitativos importantes à discussão do evento.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.