Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9376
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2511.pdf3.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2511_sumex.pdf139.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Perfil e dinâmica das desigualdades regionais do Brasil em territórios industriais relevantes
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2511 : Perfil e dinâmica das desigualdades regionais do Brasil em territórios industriais relevantes
Authors: Monteiro Neto, Aristides
Silva, Raphael de Oliveira
Severian, Danilo
Abstract: O estudo objetiva um esforço de retomada do uso do conceito de aglomerações industriais relevantes (AIRs) buscando recuperar seu potencial explicativo, bem como assinalar suas limitações para a compreensão da dinâmica atual das transformações industriais no país. A AIR é entendida nos mesmos moldes que a proposição de Diniz (1995) e corresponde a uma microrregião do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) caracterizada por conter mais de 10 mil empregos industriais no ano em relevo. Utilizada inicialmente na década de 1990, com aportes analíticos diversos no período subsequente, a AIR se prestou para iluminar o debate sobre o curso das disparidades inter-regionais no país. Passadas duas décadas e reconhecendo-se a perda de relevância relativa das atividades industriais no conjunto da economia brasileira, o conceito é retomado visando à compreensão da dinâmica industrial no território, no período 1995-2015.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.