Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9438
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jogo da regulação.pdf | 683.33 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Jogo da regulação : gamificação e design thinking para gerar empatia e experiências de aprendizagem no ambiente regulatório |
Authors: | Silva, Gustavo Henrique Trindade da Medeiros, Camila |
Abstract: | O Objetivo deste capítulo é apresentar um caso de uso da gamificação para gerar empatia e experiências de aprendizagem acerca da dinâmica regulatória, com olhar humano e focado na complexidade das interações entre os diferentes grupos de interesses, para além de uma visão tecnicista ou reducionista da regulação. Uma vez que as instituições públicas estão sendo desafiadas a incorporar tecnologias do século XXI, como inteligência artificial, machine learning e biotecnologia, em um mundo hiperconectado através de computação ubíqua, que pressiona a transição de uma realidade analógica para digital. Também estão sendo desafiadas a considerar o comportamento e as necessidades das pessoas como variáveis indispensáveis para o desenho de políticas e serviços públicos mais relevantes para a população, em um cenário de escassez, volatilidade e imprevisibilidade. |
metadata.dc.relation.references: | Capítulo publicado em: Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia / organizador: Pedro Cavalcante. – Brasília : Ipea, 2019. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Capítulo de Livro |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.