Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/960
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1831.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Acordos bilaterais de comércio entre as economias do BRICS: uma abordagem de equilíbrio geral
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1831: Acordos bilaterais de comércio entre as economias do BRICS: uma abordagem de equilíbrio geral
Bilateral trade between the economies of the BRICS: a general equilibrium approach
Authors: Ferraz, Lucas Pedreira do Couto
Abstract: Este trabalho contrasta diferentes acordos bilaterais de comércio envolvendo o Brasil e cada uma das demais economias que compõem o BRICS: China, Índia, Rússia e África do Sul. Cenários de liberalização bilateral são simulados supondo uma estrutura de mercado em concorrência perfeita, utilizando-se o modelo de equilíbrio geral computável GTAP (Global Trade Analysis Project). Impactos alocativos são descritos para a economia brasileira como uma forma de prever os mais relevantes efeitos de curto prazo em nível macro e microeconômico. São apontados os vencedores e perdedores para 57 setores da economia brasileira, sob cada cenário alternativo simulado. A emergência da China como um parceiro comercial importante é confirmada pelos resultados das simulações. Os termos de troca da economia brasileira são significativamente alterados no caso de acordos bilaterais envolvendo Brasil e Índia, assim como Brasil e Rússia, apesar dos baixos níveis de comércio bilateral verificados na atualidade. Efeitos realocativos são mais modestos no caso de um acordo bilateral envolvendo Brasil e África do Sul.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.