Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9601
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2536.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2536_sumex.pdf166.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Impactos distributivos do financiamento dos regimes previdenciários no Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2536 : Impactos distributivos do financiamento dos regimes previdenciários no Brasil
Authors: Soares, Sergei Suarez Dillon
Bloch, Carolina Dubeux
Abstract: Este trabalho busca estimar o impacto distributivo dos impostos e contribuições que custeiam a previdência social no Brasil. Partindo de um conjunto de hipóteses fortes sobre o esforço fiscal relativo à previdência, calculamos uma medida de incidência que agrega o efeito distributivo dos diferentes impostos que compõem essa carga tributária . Para isto, utilizamos coeficientes de concentração calculados por Silveira e Passos (2017) e os ponderamos pelo peso de cada tributo no custeio da previdência (distinguindo as contribuições previdenciárias individuais do aporte das Unidades da Federação – UFs e da União). Nossos resultados indicam que o financiamento da previdência no Brasil é pouco progressivo, dado que o coeficiente de concentração calculado é levemente inferior tanto ao coeficiente de Gini quanto ao coeficiente de concentração dos benefícios previdenciários.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros
Sistema Tributário: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.