Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9615
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Assentamentos precários Manaus.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Assentamentos precários : o caso de Manaus
Authors: Maciel, Franciclei Burlamaque
Abstract: O objetivo deste capítulo é realizar um estudo sobre as características socioeconômicas dos assentamentos precários na cidade de Manaus. Tal estudo parte dos indicadores sociais, econômicos, ambientais e territoriais espacializados, visando à elaboração de uma tipologia que possa servir de base para comparar com as características de abrangência nacional. Vê-se que desde os tempos coloniais no Amazonas, a parcela mais pobre da sociedade enfrenta situações críticas de habitação. Este fato tornou-se mais intenso com o afluxo populacional migratório (IBGE, 2000) a partir da década de 1970, motivado principalmente pelos fortes atrativos de empregabilidade provenientes do polo industrial de Manaus. Com isso, houve ampliação do espaço urbano, com efeitos positivos (geração de emprego e renda) e efeitos negativos no meio socioambiental, visto que houve proliferação dos assentamentos precários às margens dos igarapés, encostas e zonas periféricas da cidade e/ou inadequadas à moradia, inclusive áreas da floresta. Decorrente disto a população vivia em locais desprovidos de acesso adequado aos serviços urbanos, de saúde e de educação.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Caracterização e tipologia de assentamentos precários : estudos de caso brasileiros / editores: Maria da Piedade Morais, Cleandro Krause, Vicente Correia Lima Neto. – Brasília : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6801
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Habitação: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.