Publicação: Uma Análise da reprovação e da evasão no ensino médio catarinense usando microdados administrativos
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Santa Catarina
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
Titulo alternativo
An Analysis of grade retention and dropout in the high schools of Santa Catarina using administrative microdata, Análisis de retensión y deserción en la escuela secundaria mediante microdatos administrativos : evidencias para Santa Catarina
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A partir de um inexplorado banco de microdados longitudinais de alunos do ensino médio da rede pública catarinense, o artigo analisa três pontos pouco abordados na literatura sobre a reprovação e a evasão no Brasil. O primeiro é que em dados administrativos a evasão é parcialmente observada por meio do atrito, e discute-se como contornar isso com uma tabulação sistemática da informação. Segundo, no caso catarinense, é possível observar a renda familiar, o que não acontece no Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); então, essa pesquisa pode ser a primeira a modelar evasão e reprovação com dados administrativos, se controlando por essa covariável. Terceiro, faz-se uma abordagem econométrica, assumindo-se que fatores não observáveis podem afetar concomitantemente a reprovação e a evasão. Assim, estimase que o efeito da derradeira reprovação na probabilidade de evasão, tendo-se o controle das características do aluno e da escola, estaria próximo de 35 pontos percentuais (p.p.). No entanto,
esse efeito seria mais perto de 20 p.p., para estudantes que não estão em distorção idade-série, e poderia chegar a 45 p.p., para alunos que já reprovaram alguma vez antes.
Resumo traduzido
Based on an unexplored microdata database of secondary students from the public schools of Santa Catarina, the article analyzes three points that are rarely addressed in the literature of grade retention and dropout in Brazil. The first is that, in administrative data, school dropout is partially observed through of the attrition, and it is discussed how to solve this with a systematic tabulation of information. Second, in the case of Santa Catarina it is possible to observe family income, which does not happen in the School Census, so this research may be the first to model grade retention and school dropout with Brazilian administrative data controlling this covariate. Third, an econometric approach is taken assuming that unobservable factors can affect both retention and dropout. Thus, the effect of the ultimate retention on the probability of dropout is estimated, controlling the characteristics of the student and the school, it would be close to 35 p.p. However, this effect
would be closer to 20 p.p. for students who are not in age-grade distortion, and it could reach 45 p.p. for students who was retained at least once.
