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Uma Análise da reprovação e da evasão no ensino médio catarinense usando microdados administrativos

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An Analysis of grade retention and dropout in the high schools of Santa Catarina using administrative microdata, Análisis de retensión y deserción en la escuela secundaria mediante microdatos administrativos : evidencias para Santa Catarina

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Resumo

A partir de um inexplorado banco de microdados longitudinais de alunos do ensino médio da rede pública catarinense, o artigo analisa três pontos pouco abordados na literatura sobre a reprovação e a evasão no Brasil. O primeiro é que em dados administrativos a evasão é parcialmente observada por meio do atrito, e discute-se como contornar isso com uma tabulação sistemática da informação. Segundo, no caso catarinense, é possível observar a renda familiar, o que não acontece no Censo Escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); então, essa pesquisa pode ser a primeira a modelar evasão e reprovação com dados administrativos, se controlando por essa covariável. Terceiro, faz-se uma abordagem econométrica, assumindo-se que fatores não observáveis podem afetar concomitantemente a reprovação e a evasão. Assim, estimase que o efeito da derradeira reprovação na probabilidade de evasão, tendo-se o controle das características do aluno e da escola, estaria próximo de 35 pontos percentuais (p.p.). No entanto, esse efeito seria mais perto de 20 p.p., para estudantes que não estão em distorção idade-série, e poderia chegar a 45 p.p., para alunos que já reprovaram alguma vez antes.

Resumo traduzido

Based on an unexplored microdata database of secondary students from the public schools of Santa Catarina, the article analyzes three points that are rarely addressed in the literature of grade retention and dropout in Brazil. The first is that, in administrative data, school dropout is partially observed through of the attrition, and it is discussed how to solve this with a systematic tabulation of information. Second, in the case of Santa Catarina it is possible to observe family income, which does not happen in the School Census, so this research may be the first to model grade retention and school dropout with Brazilian administrative data controlling this covariate. Third, an econometric approach is taken assuming that unobservable factors can affect both retention and dropout. Thus, the effect of the ultimate retention on the probability of dropout is estimated, controlling the characteristics of the student and the school, it would be close to 35 p.p. However, this effect would be closer to 20 p.p. for students who are not in age-grade distortion, and it could reach 45 p.p. for students who was retained at least once.

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