Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2916
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1895.pdf312.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1895_sumario_executivo.pdf47.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Experiências de governança metropolitana internacional: os casos da França, Espanha, Inglaterra e Alemanha
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1895: Experiências de governança metropolitana internacional: os casos da França, Espanha, Inglaterra e Alemanha
Experiences of international metropolitan governance: the cases of France, Spain, England and Germany
Authors: França, Karla Christina Batista de
Abstract: Este texto analisa aspectos da governança metropolitana em países europeus, observando estratégias de ações cooperadas. Nesse sentido, discorre-se sobre os arranjos instituídos de forma voluntária e institucionalizada, as fontes de financiamento e a oferta de serviços cooperados. Desse modo, este estudo tem por objetivo analisar a questão metropolitana, considerando essencialmente suas institucionalidades e a promoção de políticas e programas empreendidos nos espaços metropolitanos. Consideram-se as diretrizes institucionais dos seguintes países europeus: Alemanha, Espanha, França e Inglaterra, bem como os desafios e as limitações de fomento à governança metropolitana. As reflexões foram desenvolvidas a partir da revisão da literatura internacional e pesquisas realizadas pelos respectivos governos entre as décadas de 1970 e 2012. A análise indica que os arranjos de governança metropolitana são heterogêneos e diversificados, com modelos variados, seja para a prestação de serviços comuns seja para a atuação cooperativa. Observam-se ainda fragilidades nas estratégias para a articulação de políticas intersetoriais e fortes conflitos entre agentes econômicos públicos e privados.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1999
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.