Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4221
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2084.pdf452.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2084_sumex.pdf45.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Produtividade do trabalho nos setores formal e informal no Brasil : uma avaliação do período recente
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2084 : Produtividade do trabalho nos setores formal e informal no Brasil : uma avaliação do período recente
Authors: Squeff, Gabriel Coelho
Abstract: Este texto discute a evolução da produtividade do trabalho nos setores formal, informal e de outras unidades familiares segundo atividade econômica. Com base em um shift-share modificado que lida com o problema de perda de aditividade, verificou-se que a produtividade agregada cresceu 7% entre 2001 e 2009, em decorrência do setor formal – uma vez que as atividades informais contribuíram negativamente – e de contribuições positivas da produtividade nas atividades (efeito direto) e da composição das ocupações (efeito ocupação). Ao se excluírem atividades com elevada parcela de produção não mercantil e imputada, obtêm-se resultados distintos: crescimento da produtividade agregada de apenas 2,2%, menor contribuição positiva do setor formal e efeito direto negativo e efeito ocupação positivo. Deste modo, é premente a adoção de políticas públicas que reduzam a informalidade e que promovam uma mudança estrutural em prol de atividades econômicas de maior valor agregado.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.