Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4942
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussionPaper_172.pdf678.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Spatial stochastic frontier models : accounting for unobserved local determinants of inefficiency
Other Titles: Discussion Paper 172 : Spatial stochastic frontier models : accounting for unobserved local determinants of inefficiency
Modelos espaciais de fronteira estocástica : representando determinantes locais não-observados de ineficiência
Authors: Schmidt, Alexandra Mello
Moreira, Ajax Reynaldo Bello
Fonseca, Thais C. O. da
Helfand, Steven M.
Abstract: Neste texto, analisamos a produtividade de estabelecimentos agrícolas localizados em 370 municípios da região Centro-Oeste do Brasil. Propomos um modelo de fronteira estocástica de produção com estrutura espacial latente que representa os determinantes não-observados da ineficiência da produtividade da agropecuária. Esse componente espacial condiciona a distribuição da ineficiência. Usamos o paradigma bayesiano para estimar os modelos propostos. Foram exploradas duas distribuições diferentes para este termo, a normal truncada e a exponencial, e utilizamos duas especificações para a variável latente, suposta independente entre os municípios, ou dependente dos municípios vizinhos segundo um modelo auto-regressivo espacial. O procedimento de inferência considera explicitamente todas as incertezas quando incluímos o termo espacial. Como a distribuição a posteriori não tem uma expressão analítica, utilizamos técnicas estocásticas da simulação para obter amostras dessa distribuição. Foram adotados dois critérios que avaliam o desempenho do modelo, e os dois indicaram que o componente espacial latente incorpora informação adicional a um modelo que já contém informação local observada.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2177
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Reproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.
metadata.dc.type: Discussion Paper
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.