Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6859
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRU_n13_Indicadores.pdf302.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Indicadores regionais
Authors: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur)
Abstract: O produto interno bruto (PIB) per capita representa a soma do que foi produzido em uma determinada região (um país, um estado ou um município) durante um determinado período de tempo dividido pela população total. No Brasil, este indicador é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual utiliza, em seu cálculo, o consumo das famílias e do governo, os investimentos e a produção da indústria, entre outros componentes. O Brasil apresentou um PIB per capita de R$ 26.445,72 em 2013, sendo que o crescimento entre 2010 e 2013 foi de 29,8%. A macrorregião que apresentou o maior crescimento nesse mesmo período foi a região Sul, com 34,7%, seguida pelas regiões Norte e Nordeste, com taxas de crescimento de, respectivamente, 32,0% e 31,5%. A região Sudeste que, historicamente, apresenta os maiores PIBs per capita do Brasil, em 2013 alcançou R$ 34.789,79, que representa cerca de 1,32 vez o PIB per capita do Brasil. Estados com os menores PIBs per capita estaduais, como os casos do Maranhão e do Piauí, apresentaram um crescimento econômico acima da média nacional entre 2010 e 2013. Desta forma, estes estados apresentaram uma diminuição das distâncias em relação ao PIB per capita nacional.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6479
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Artigos
Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.