Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8210
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TdM_v3_n2_Exportações.pdf456.47 kBAdobe PDFView/Open
Title: Exportações da Argentina para o Brasil nos últimos anos : um problema de demanda insuficiente ou oportunidade perdida?
Other Titles: Exports of Argentina to Brazil in recent years : a problem of insufficient demand or missed opportunity
Las exportaciones de la Argentina a Brasil en los últimos años : ? un problema de demanda o una oportunidad perdida?
Authors: Bekerman, Marta
Dulcich, Federico
Abstract: Em um contexto em que retorna a restrição externa ao crescimento na economia argentina, este trabalho se pergunta o que é a realidade hoje das atuais relações comerciais entre Argentina e Brasil, ou seja, quem sempre desempenhou um papel fundamental como um destino para as exportações argentinas, especialmente as industriais. Embora durante o período de 2003-2013 o programa macroeconômico no Brasil tenha gerado um aumento significativo na penetração de importações, este aumento foi fornecido em vários setores por outros provedores, especialmente a China. Neste contexto, e tendo em conta a recente queda das exportações argentinas para o Brasil, este trabalho tem como objetivo identificar em que medida esta diminuição está ligada à crise econômica e à recessão, mostrando o seu sócio comercial, ou se é de natureza estrutural, com impactos mais elevados em longo prazo, relacionados com o papel da China como um competidor no mercado brasileiro.
References: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8203
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Revista Tempo do Mundo - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.