Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBracarense, Lílian dos Santos Fontes Pereira-
dc.contributor.authorVitoi, Carlos Alberto Ayupe-
dc.contributor.authorShimoishi, José Matsuo-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2018-07-25T20:05:50Z-
dc.date.available2018-07-25T20:05:50Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8514-
dc.description.abstractAs concessões de infraestrutura de transportes tornaram-se uma alternativa frequente a partir da década de 1990, no Brasil e no mundo. A partir da década de 2000, intensificou-se a pesquisa sobre os fatores críticos ao sucesso das concessões de infraestrutura, principalmente na modalidade de parceria público-privada (PPP), no Brasil e no mundo. No Brasil, em 2013, entrou em vigor a Lei nº 12.815, que introduziu algumas modificações na modelagem de concessões de portos. Este artigo tem o objetivo de identificar os fatores críticos ao sucesso de modelos de concessão e fomentar a discussão sobre como as alterações trazidas pela Lei nº 12.815 inserem o Brasil no contexto das melhores práticas de concessão de transportes no mundo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita uma revisão sistemática da literatura sobre o panorama internacional de concessões de infraestrutura, uma pesquisa documental e revisão bibliográfica sobre a Lei nº 12.815/2013. Como resultado do trabalho, foram elencadas e discutidas as influências que as mudanças introduzidas pela legislação podem causar nos rumos das concessões de portos brasileiros, face às melhores práticas internacionais.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.language.isoen-USpt_BR
dc.language.isoes-ESpt_BR
dc.language.isofr-FRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA Concessão de portos no Brasil frente ao panorama internacional das concessões de infraestrutura de transportes : influências da Lei nº 12.815/2013pt_BR
dc.title.alternativeThe Ports concession in Brazil front of panorama international transport infrastructure concessions : influences of law 12.815/2013pt_BR
dc.title.alternativeLa Concesión de puertos en Brasil frente el panorama internacional de concesiones de infraestructuras de transporte : influencias de la ley 12.815/2013pt_BR
dc.title.alternativeLe Concession des ports au Brésil face au panorama international de concessions d’infrastructures de transport : influences de la loi 12.815/2013pt_BR
dc.typePlanejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigospt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physicalp. 257-279 : il.pt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura do Transportept_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Indústria::Pesquisa Industrial::Pesquisa Industrial::Concessão de Licençaspt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Cooperação Internacional. Relações Internacionais::Cooperação Internacional::Ajuda ao Desenvolvimento::Parceriapt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Sistemas Econômicos::Propriedades::Setor Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Sistemas Econômicos::Propriedades::Setor Privadopt_BR
dc.subject.vcipeaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de Transportes::Portospt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordConcessões de infraestrutura de transportespt_BR
dc.subject.keywordParcerias público-privadaspt_BR
dc.subject.keywordFatores críticos de sucesso em concessõespt_BR
dc.subject.keywordNova Lei dos Portospt_BR
dc.subject.keywordModelos de concessãopt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8497pt_BR
ipea.description.objectiveIdentificar os fatores críticos ao sucesso de modelos de concessão e fomentar a discussão sobre como as alterações trazidas pela Lei nº 12.815 inserem o Brasil no contexto das melhores práticas de concessão de transportes no mundo.pt_BR
ipea.description.additionalinformationArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 50, jan./ jun. 2018.pt_BR
ipea.description.additionalinformationResumos em português, inglês, espanhol e francês.pt_BR
ipea.description.additionalinformationPossui referênciaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe transport infrastructure concessions have become a frequent alternative from the 1990s, in Brazil and worldwide. Since the 2000s, research on critical factors to the success of infrastructure concessions has been intensified, mainly in the public-private partnership modality, in Brazil and in the world. In Brazil, in 2013, came into effect the Law n. 12.815, which introduced some changes in the modeling of ports concessions. This article aims to identify the critical factors for the success of concession models and to foster discussion about how the changes brought by the Law n. 12.815 inserted Brazil in the context of the best transport concessions practices in the world. To develop the survey a systematic review of the literature was conducted, allowing to identify the international panorama of the factors considered critical to the success of concessions. Then a documentary research and literature review of Law n. 12.815/2013 was made. As a result of the work, we could identify and discuss the influences that the changes introduced by the law may cause to the Brazilian ports concessions, given the international best practices.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationDireito. Legislaçãopt_BR
ipea.classificationTransportespt_BR
Appears in Collections:Direito. Legislação: Artigos
Transportes: Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n50_concessão.pdf188.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.