Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9711
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ouvidorias públicas e conselhos.pdf164.4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ouvidorias públicas e conselhos de políticas : avanços e desafios na democratização da participação social e nas relações entre estado e sociedade
Authors: Lima Neto, Fernando Cardoso
Durán, Paulo Renato Flores
Abstract: Neste capítulo, apresentamos um panorama sobre a formação de dois modelos de instituições políticas participativas empoderados no contexto da redemocratização brasileira, ambos com o propósito de estimular a participação cidadã nos processos de construção das políticas públicas. Os conselhos de política e as ouvidorias públicas serão analisados à luz do tema da efetividade democrática no Brasil. O objetivo central é analisar em que medida essas duas instituições participativas avançaram no estreitamento das relações entre Estado e sociedade, e também identificar desafios que enfrentam no aprofundamento das dinâmicas de participação da sociedade.
metadata.dc.relation.references: Capítulo publicado em: Ouvidoria pública brasileira : reflexões, avanços e desafios / organizadores: Ronald do Amaral Menezes, Antonio Semeraro Rito Cardoso. – Brasília : Ipea, 2016.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6601
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros
Sociedade. Participação Social. Controle Social: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.