Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/974
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1806.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Fundo setorial de biotecnologia: uma análise de contexto, operação e resultados
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1806: Fundo setorial de biotecnologia: uma análise de contexto, operação e resultados
Biotechnology sector fund : an context, operation and results analysis
Authors: Freitas, Rogério Edivaldo
Andrade, Israel de Oliveira
Lopes, Geovane de Oliveira
Abstract: O estudo dedica-se à identificação das condições de contexto, operação e resultados do Fundo Setorial de Biotecnologia (FSB) e das pesquisas em biotecnologias desenvolvidas nos demais fundos setoriais, além de avaliar a distribuição regional dos recursos selecionados. As bases de dados empregadas incluem projetos de pesquisa de abrangência nacional de 1997 a 2008, geridos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e também dados do Portal da Inovação, da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados apontam para diferenças de valores contratados, categorização dos projetos, áreas de conhecimento e distribuição geográfica dos recursos conforme pertençam ao FSB ou aos demais fundos setoriais. Observou-se também que os projetos contemplaram tímida participação de empresas, além da existência de uma dinâmica própria na distribuição geográfica dos projetos (em face da distribuição da mão de obra em biotecnologias) tanto em número de projetos quanto em valores dos mesmos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/975
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1021
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1162
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1210
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Saúde: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.