Desenvolvimento Regional: Livros
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/76
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Item Desenvolvimento regional e urbano : diferenciais de produtividade e salários industriais(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1973) Boisier, Sergio; Smolka, Martin O.; Barros, Aluízio A. deO presente trabalho procura analisar os diferenciais de produtividade e salários industriais por regiões e classes de tamanho urbano, restringindo-se à indústria devido à sua importância como setor dinâmico e elemento condicionante da distribuição espacial das atividades econômicas. Inicialmente, realizou-se uma análise regional (por Unidades da Federação) do comportamento da produtividade e dos salários industriais no período de 1967 a 1969, com base em dados do IBGE/DEICOM (Produção Industrial), utilizando-se o método de decomposição desenvolvido por Theil (Teoria da Informação), que busca explicar esses diferenciais a partir de fatores como tecnologia, localização regional e escala de produção. Posteriormente, a mesma abordagem foi aplicada à dimensão urbana, com a redefinição dos padrões de localização por classes de tamanho urbano, utilizando tabulações especiais encomendadas ao IBGE/DEICOM para uma amostra de 222 centros urbanos distribuídos em sete classes. Entre os principais resultados, destaca-se a relevância do fator tecnológico como principal explicação para os diferenciais de produtividade, tanto em nível regional quanto urbano, enquanto o fator espacial mostrou-se mais relevante para explicar os diferenciais salariais. Os achados sugerem que, ao menos no caso brasileiro, os objetivos de eficiência e equidade não são necessariamente conflitantes, podendo ambos ser alcançados por meio da regionalização de políticas setoriais. Por fim, ressalta-se que os resultados apresentados devem ser considerados como uma primeira aproximação ao tema, sendo ainda necessárias pesquisas empíricas complementares. Este estudo busca, sobretudo, suscitar o interesse e fomentar o debate sobre uma questão de grande relevância para um país com as dimensões territoriais do Brasil.Item Estudos de demografia urbana(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1975) Madeira, João Lyra; Martine, George; Peliano, José Carlos; Coelho, Alzira Nunes; Merrick, Thomas W.; Costa, Manoel AugustoSegundo os autores, o Brasil ainda é um País em fase inicial de urbanização, com exceção das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. A problemática urbana brasileira seria determinada menos pelo nível de urbanização do País do que pelo tamanho e rítmo de crescimento da população em algumas cidades e metrópoles de grande porte, onde a qualidade da vida já demonstra estar se degradando ou não estar se elevando como seria desejável. A menos que se consiga reduzir o ritmo desse crescimento e programar melhor as atividades econômicas nas grandes cidades, a deterioração será inevitável como irremediável será o empobrecimento do meio ambiente. Dá-se ênfase ao papel desempenhado pelo problema das migrações no crescimento desmensurado das grandes cidades. A problemática urbana está, portanto, intimamente associada à do meio rural, a ponto de uma não poder ser resolvida sem a solução da outra.Item Região metropolitana do Grande Rio : serviços de interesse comum(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1976) Brasileiro, Ana Maria ; Pontes, Marco Antônio Dias; Melo, Onaldo Pompílio deVisa propor diretrizes de organização adminstrativa metropolitana aplicaveis ao Estado do Rio de Janeiro, incluindo algumas indicações metodológicas úteis ao encaminhamento de soluções institucionais para problemas metropolitanos. Examina o problema da atribuição de competências às entidades metropolitanas dentro da estrutura governamental brasileira, elaborando critérios para a identificação dos serviços comuns de interesse metropolitano no Grande Rio, aplicaveis à sua realidade e, definindo alguns serviços e atividades. Além dos critérios que servirão para definir o interesse metropolitano, são desenvolvidos outros, estratégicos, de conveniência e oportunidade, que servirão de base para a atribuição efetiva de funções à nova entidade. Analisa a situação do Estado do Rio de Janeiro destacando a peculiaridade de ser um território submetido à jurisdição de dois sistemas estaduais, levando a tratamento legal específico, consubstanciado na "Lei da Fusão".Item Aspectos fiscais das áreas metropolitanas(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1974) Araújo, Aloísio Barbosa deAnalisa os aspectos demográficos e econômico-fiscais das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Os aspectos demográficos dos diversos municípios são tratados sob o ponto de vista de sua evolução histórica, destacando os fatores geográficos que contribuiram para o crescimento de cada região. Os aspectos econômico-fiscais englobam uma análise das finanças municipais com as variáveis representativas de atividade econômica e com a população, através de regressões lineares. Conclui que a atual organização administrativa e o sistema tributário existente são inadequados no que diz respeito aos municípios integrantes das áreas metropolitanas. Salienta, ainda que a situação financeira precária das cidades residenciais é tanto mais difícil quanto maior a dependência da receita em relação ao nível de atividades.Item Migrações internas no Brasil : aspectos econômicos e demográficos(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1973) Mata, Milton da; Carvalho, Eduardo Werneck R. de; Silva, Maria Thereza L. L. de Castro eConstata que cinco ou mais anos depois de haver chegado ao seu destino, o migrante geralmente vive em melhores condições do que as próprias pessoas residentes na região onde se radicou, o que demonstra sua surpreendente capacidade de adaptação ao novo meio. Assim, em 1970, a renda média dos migrantes que se fixaram nas cidades era 23 % superior à dos indivíduos naturais dos centros urbanos. A pesquisa foi realizada a nível regional, com base nas informações do censo de 1970. Quantifica os fluxos migratórios segundo as regiões e deslocados em quatro categorias: rurais-rurais, rurais-urbanos, urbanos-rurais e urbanos-urbanos. Faz diversas comparações entre os migrantes e a população nativa das regiões de destino, levando em conta diferentes indicadores como renda e escolaridadeItem Incentivos à industrialização e desenvolvimento no Nordeste(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1974) Goodman, David Edwin; Albuquerque, Roberto Cavalcanti deO desenvolvimento do Nordeste representa uma experiência pioneira de planejamento regional no Brasil e, em função de seus resultados têm sido moldadas as estratégias de crescimento das demais macrorregiões brasileiras. O livro faz um balanço dessa experiência, especialmente no que tange ao desenvolvimento industrial da região financiado pelo sistema de incentivos fiscais, conhecido como 34/18. Faz uma análise macrossetorial da economia nordestina. Apresenta os resultados da análise de 580 projetos industriais aprovados pela SUDENE até 1970. Aponta três deficiências básicas no esquema 34/18, em torno da articulação dos efeitos de interligação a nível intra-regional, da duvidosa racionalidade dos critérios de localização industrial e da natureza capital-intensiva das técnicas industriais numa economia em que se verifica excesso de mão-de-obra. Apresenta sugestões visando a redefinição da política industrial da região. A hipótese de que a SUDENE seja fortalecida e dotada de suficiente.Item Colonização dirigida no Brasil : suas possibilidades na Região Amazônica(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1979) Tavares, Vania Porto; Considera, Claudio Monteiro; Silva, Maria Thereza L. L. de Castro eObjetiva a obtenção de dados que fundamentem recomendações para uma melhor execução da política de colonização ao longo da Rodovia Transamazônica. Procura obter uma perspectiva histórica da colonização dirigida no Brasil, em que se destacam os fatores responsáveis pelos sucessos e insucessos ocorridos na instalação de núcleos coloniais nas diferentes regiões do País. Procedeu-se a um levantamento de campo, a fim de analisar os procedimentos e os custos envolvidos em seus programas de assentamento de agricultores, assim como calcular as rendas líquidas obtidas pelos colonos em suas atividades agrícolas dentro dos núcleos. Discute a possibilidade de se resolver o problema da população agrícola excedente do Nordeste pela colonização dirigida da Região Amazônica.Item Colonização dirigida no Brasil : suas possibilidades na Região Amazônica(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1979) Tavares, Vania Porto; Considera, Claudio Monteiro; Silva Filho, Maria Thereza L. L. de Castro eObjetiva a obtenção de dados que fundamentem recomendações para uma melhor execução da política de colonização ao longo da Rodovia Transamazônica. Procura obter uma perspectiva histórica da colonização dirigida no Brasil, em que se destacam os fatores responsáveis pelos sucessos e insucessos ocorridos na instalação de núcleos coloniais nas diferentes regiões do País. Procedeu-se a um levantamento de campo, a fim de analisar os procedimentos e os custos envolvidos em seus programas de assentamento de agricultores, assim como calcular as rendas líquidas obtidas pelos colonos em suas atividades agrícolas dentro dos núcleos. Discute a possibilidade de se resolver o problema da população agrícola excedente do Nordeste pela colonização dirigida da Região Amazônica.Item Industrialização rural no Nordeste(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1985) Rodrigues, José Rômulo; Silva, Gilzoneide Alves da; Araújo, Waldja Correia de; Araújo, Luiz Fernando Correia de (Coordenador); Mello, José Luiz Cabral Vieira de; Loyola, Solange Lima de; Rodrigues, Antonieta Gomes; Campos, Marcus Siqueira; Melo, José Bione; Luna, Zeneudo; Almeida, Martinho Leite de; Freitas, Glyce Gonçalves deA política de desenvolvimento rural no Nordeste parte da premissa de que o desemprego é o principal problema da região, buscando criar empregos produtivos e aumentar a renda dos pequenos produtores para conter o êxodo rural. Para isso, propõe a melhor utilização da terra, o fortalecimento da agroindústria e das atividades não-agrícolas no campo, como artesanato e pequenas manufaturas, valorizando o papel das comunidades locais. A estratégia baseia-se no planejamento participativo, na organização dos produtores e no uso de instrumentos como capacitação, crédito, assistência técnica e incentivos fiscais. Reconhece-se, ainda, que o acesso à terra, a superação do dualismo produtivo e a proteção dos pequenos frente à concorrência das grandes empresas são fundamentais para garantir um desenvolvimento rural sustentável e inclusivo.Item Avaliação do Polonordeste e do Projeto Sertanejo(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1985) Brasil. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea)A origem e concepção do Programa de Desenvolvimento de Áreas Integradas do Nordeste (POLONORDESTE) remontam à constatação, reforçada pela seca de 1970, de que o subdesenvolvimento da região nordestina tinha causas estruturais profundas, conforme apontado pelo GTDN em 1959, e não se devia apenas a fatores ecológicos. Com base nessa compreensão, o governo encomendou em 1972 um estudo ao consórcio SCET-CSIRAC para elaborar um programa de desenvolvimento rural integrado, dividido em quatro fases, mas que foi interrompido antes da conclusão. Ainda assim, o governo decidiu antecipar-se, e, por meio do Decreto nº 74.794/1974, instituiu o POLONORDESTE, alinhado ao II Plano Nacional de Desenvolvimento, com a proposta de promover um crescimento auto-sustentado para o Nordeste. O programa adotou um novo enfoque de desenvolvimento rural integrado, que considerava de forma simultânea os aspectos físicos, econômicos, sociais, organizacionais e políticos das zonas rurais, buscando integrar agricultura, indústria e serviços, além de coordenar ações entre diferentes níveis de governo e instituições. Embora de difícil execução, o modelo era visto como o mais apropriado para promover um desenvolvimento abrangente e duradouro, com foco na valorização das pequenas propriedades familiares, infraestrutura básica e acesso a serviços essenciais, visando à melhoria da renda e das condições de vida dos produtores rurais.Item Tecnologia rural no Nordeste(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1987) Brasil. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea)Aborda a implementação do Projeto Nordeste, criado pelo governo brasileiro para combater a pobreza rural e urbana no Nordeste, através de políticas e estratégias de desenvolvimento regional. O projeto é dividido em duas fases principais: a primeira, focada na concepção de uma política regional e na preparação de um programa de apoio ao pequeno produtor rural; e a segunda, detalhando estratégias de desenvolvimento urbano, industrial, de infraestrutura e serviços sociais. O documento também discute a geração e difusão de tecnologias agrícolas, a articulação entre pesquisa e extensão rural, e a importância da organização comunitária para o desenvolvimento sustentável da região.Item Uso atual e potencial dos solos do Nordeste(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1984) Beltrão, Valdir de Araújo; Lamour, CarlosDetalha o uso atual e potencial dos solos do Nordeste brasileiro, abordando aspectos como clima, vegetação, geologia e relevo. Ela também discute metodologias de trabalho, descreve diferentes classes de solos e suas aptidões agrícolas, e apresenta mapas de zoneamento de solos e aptidão agrícola. O objetivo é fornecer uma avaliação quantitativa e qualitativa dos recursos de solos da região, destacando áreas com potencial agrícola, pastagens, silvicultura e preservação ambiental.Item Anais da Reunião de Trabalho sobre Política de Desenvolvimento Rural do Nordeste(Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), 1984) Brasil. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Brasil. Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea)Divulga os textos apresentados durante a Reunião de Trabalho sobre Política de Desenvolvimento Rural do Nordeste, cujos temas principais foram: o problema do Nordeste rural, mecanismos de intervenção no meio rual nordestino, uma avaliação dos programas especiais, eficácia dos programas especiais, discussões dos resultados dos grupos de estudo "terra", "Pesquisa Agropecuária e Comercialização", "Crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural", "Funções e Difusões dos Programas Especiais", "Desenho de Programa e Projetos" e "Financiamento do Desenvolvimento Rural". Os temas apresentados foram seguidos de debates. O documento finaliza, apresentando as conclusões e recomedações aprovadas pelos participantes da Reunião.Item Avaliação da estratégia Comunidade solidária : volume 3 : manual de metodologia de avaliação(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1998) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Este projeto, fruto de um contrato de assistência técnica entre o Ibam, Ipea, Banco Mundial (BIRD) e PNUD, teve como objetivo avaliar a implementação da Estratégia Comunidade Solidária e elaborar um manual de avaliação. A avaliação, conduzida entre 1997 e 1998, resultou em três volumes: uma síntese dos resultados, um estudo sobre a gestão de políticas públicas nos municípios e um manual metodológico. O foco esteve nos municípios mais carentes, com cobertura mínima de dez programas da Agenda Básica, buscando verificar a efetiva chegada das ações, suas condições de gestão e impactos. Os resultados foram sistematizados por área temática, destacando funcionamento, visibilidade, ações integradas, resultados, dificuldades e sugestões de melhoria. O trabalho contou com a participação de atores públicos e da sociedade civil, sendo fundamental para identificar avanços, fragilidades e oportunidades de qualificação da gestão social nos municípios.Item Avaliação da estratégia Comunidade solidária : volume 2 : gestão de políticas públicas : os municípios e a agenda básica da Comunidade Solidária(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1998) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Este projeto, fruto de um contrato de assistência técnica entre o Ibam, Ipea, Banco Mundial (BIRD) e PNUD, teve como objetivo avaliar a implementação da Estratégia Comunidade Solidária e elaborar um manual de avaliação. A avaliação, conduzida entre 1997 e 1998, resultou em três volumes: uma síntese dos resultados, um estudo sobre a gestão de políticas públicas nos municípios e um manual metodológico. O foco esteve nos municípios mais carentes, com cobertura mínima de dez programas da Agenda Básica, buscando verificar a efetiva chegada das ações, suas condições de gestão e impactos. Os resultados foram sistematizados por área temática, destacando funcionamento, visibilidade, ações integradas, resultados, dificuldades e sugestões de melhoria. O trabalho contou com a participação de atores públicos e da sociedade civil, sendo fundamental para identificar avanços, fragilidades e oportunidades de qualificação da gestão social nos municípios.Item Experiências inovadoras : volume 6 : combate à desnutrição infantil(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1997) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Conselho da Comunidade Solidária (Brasil); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)aborda experiências inovadoras no combate à desnutrição infantil, promovidas pelo Programa Comunidade Solidária, com apoio do PMSS e PNUD. Exemplos incluem o Programa Crescer Nutrido em São João do Tigre (PB), o Banco de Leite Humano de Betim (MG), o Projeto Nutricentro ("Supersopa") no Paraná e o Centro de Nutrição do Conjunto Palmeiras em Fortaleza (CE). Esses projetos visam integrar saúde e educação, promover o aleitamento materno, utilizar alimentos excedentes e envolver a comunidade no combate à desnutrição infantil.Item Experiências inovadoras : volume 5 : geração de trabalho e renda por iniciativa não governamental(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1997) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Conselho da Comunidade Solidária (Brasil); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Apresenta experiências inovadoras promovidas pelo Programa Comunidade Solidária, com apoio do PMSS e PNUD. O objetivo é melhorar a gestão de programas governamentais, articular diferentes níveis de governo, focar em populações rurais assentadas e incentivar parcerias entre governo e organizações da sociedade. Exemplos de projetos incluem a produção de material genético vegetal e implantação de sistemas agroflorestais em Irituia (PA), a fábrica de processamento de castanha em Icapuí/Pacajús (CE), o programa de geração de trabalho e renda em Quixadá (CE), o programa BRB-Trabalho no Distrito Federal e os centros de produção comunitária em Roraima. Esses projetos visam democratizar o acesso à terra, valorizar o trabalho rural, diversificar a produção e melhorar as condições de vida das famílias assentadas.Item Experiências inovadoras : volume 4 : geração de trabalho e renda por iniciativa governamental(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1997) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Conselho da Comunidade Solidária (Brasil); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Apresenta experiências inovadoras promovidas pelo Programa Comunidade Solidária, com apoio do PMSS e PNUD. O objetivo é melhorar a gestão de programas governamentais, articular diferentes níveis de governo, focar em populações rurais assentadas e incentivar parcerias entre governo e organizações da sociedade. Exemplos de projetos incluem a produção de material genético vegetal e implantação de sistemas agroflorestais em Irituia (PA), a fábrica de processamento de castanha em Icapuí/Pacajús (CE), o programa de geração de trabalho e renda em Quixadá (CE), o programa BRB-Trabalho no Distrito Federal e os centros de produção comunitária em Roraima. Esses projetos visam democratizar o acesso à terra, valorizar o trabalho rural, diversificar a produção e melhorar as condições de vida das famílias assentadas.Item Experiências inovadoras : volume 3 : parcerias de sucesso no alívio à pobreza(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1997) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Conselho da Comunidade Solidária (Brasil); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Detalha experiências inovadoras promovidas pelo Programa Comunidade Solidária, com apoio do PMSS e PNUD. O objetivo é melhorar a gestão de programas governamentais, articular diferentes níveis de governo, focar em populações rurais assentadas e incentivar parcerias entre governo e organizações da sociedade. Exemplos de projetos incluem o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, o Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária em Fortaleza (CE), o Programa Bem Morar em Boa Vista (RR), o Programa de Estágios de Engenharia no Vale do Jequitinhonha (MG) e o Assentamento Diamante Negro/Jutay no Maranhão. Esses projetos visam democratizar o acesso à terra, valorizar o trabalho rural, diversificar a produção e melhorar as condições de vida das famílias assentadas.Item Experiências inovadoras : volume 2 : ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida : Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida (COEP)(Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), 1997) Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM); Conselho da Comunidade Solidária (Brasil); Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Apresenta diversas experiências inovadoras promovidas pelo Programa Comunidade Solidária, com apoio do PMSS e PNUD. O objetivo é melhorar a gestão de programas governamentais, articular diferentes níveis de governo, focar em populações rurais assentadas e incentivar parcerias entre governo e organizações da sociedade. Exemplos de projetos incluem a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares no Rio de Janeiro, o Projeto Lages I em Regeneração (PI), o Programa Leia Brasil em vários estados, o Canal Saúde da FIOCRUZ, o Programa Integração AABB-Comunidade do Banco do Brasil, e iniciativas da Caixa Econômica Federal em Nossa Senhora dos Remédios (PI). Esses projetos visam democratizar o acesso à terra, valorizar o trabalho rural, diversificar a produção e melhorar as condições de vida das famílias assentadas