Comércio Interno
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17401
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Livro Reflexiones en torno al modelo de largo plazo de la Argentina contemporanea : tecnologia y bienes de capital(Ipea, 1991) Katz, Jorge M; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Jorge KatzMuestra la necesidad de implementar un amplio programa de política gubernamental que permita fortalecer la infraestructura tecnológica e industrial, de modo que el país pueda aprovechar los beneficios del desarrollo económico y tecnológico.Livro O Setor leiteiro, a intervenção do estado e o Mercosul : análise e proposta de estratégias políticas : relatório final(Ipea, 1992) Lopes, Mauro de Rezende; Jank, Marcos Sawaya; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Mauro de Rezende Lopes; Marcos Sawaya JankAnalisa as diversas políticas governamentais que afetam o setor lácteo no Brasil. Mostra que as políticas macroeconômicas e agrícolas criaram grandes desvantagens para a produção do leite no Brasil, face aos competidores do Mercosul. Apresenta um estudo comparativo para a harmonização das políticas relacionadas ao leite no Brasil e Argentina, sobre os níveis de eficiência e produtividade deste setor.Livro Projeto PROVITIS : Fundo de Renovação da Vitivinicultura Gaúcha(Ipea, 1992) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaApresenta um histórico sobre o cultivo de videiras e a cultura do vinho no país e o estilo de vida do vinhateiro, chamando a atenção para os aspectos inerentes à cultura do vinho. Aborda a comercialização, a industrialização e o controle de qualidade para o mercado internacional.Publicação O Papel do microcrédito como gerador de emprego e renda : uma análise com base nos municípios brasileiros(Ipea, 2018) Ferreira, Francisco Fernando Viana; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Francisco Fernando Viana Ferreira; Carlos Henrique Leite CorseuilMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda TurmaA literatura sobre o papel das microfinanças reconhece haver uma correlação positiva entre a oferta de microcrédito para os pobres e a geração de trabalho e renda, com consequente melhoria das condições de vida dessas populações. Por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, o presente trabalho analisa o impacto da concessão de crédito de pequena monta para as populações de baixa renda e microempreendedores formais e informais em todos os municípios brasileiros. A pesquisa busca alcançar dois objetivos principais: a) conhecer a gênese da política de inclusão financeira adotada pelo Governo Federal concebida como uma política pública de estado, abrangendo os antecedentes à sua formulação; apresentando o arcabouço legal e normativo; e evidenciando os avanços e entraves do modelo adotado, sobretudo, no que se refere à democratização do acesso ao crédito; b) avaliar, por meio de testes empíricos, se a oferta de microcrédito contribui positivamente para a geração de emprego e renda e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico. Para tanto, analisou-se a vasta literatura sobre inclusão financeira e, em especial, sobre o impacto do microcrédito para a redução da pobreza e da desigualdade social. Os resultados encontrados na literatura serviram de base para comparação com os resultados encontrados nesta pesquisa, obtidos a partir dos dados disponíveis na central de risco de crédito (SCR) do Banco Central do Brasil, com o uso modelos de dados em painel de efeitos fixos e efeitos aleatórios. Embora se tenha encontrado uma correlação positiva entre o volume de crédito total concedido e o índice de emprego e renda do município, os resultados dos testes econométricos foram inconclusivos para o microcrédito. Conclui-se que, dada a limitação imposta pela disponibilidade de dados para a modalidade de microcrédito, que dispunha de uma séria muito curta, os resultados empíricos não puderam confirmar a hipótese inicial de que o microcrédito é uma ferramenta eficaz na geração de emprego e renda e na promoção da inclusão financeira.Publicação O Poder de mercado dos serviços de telecomunicações brasileiros : análise comparativa entre a abordagem da demanda residual e o paradigma estrutura - conduta - desempenho(Ipea, 2019) Calza, Humberto Olávio Fiório; Mezadre; Fabiano Mezadre Pompermayer; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Humberto Olávio Fiório Calza; Fabiano Mezadre Pompermayer; Lobo, Nathalia Almeida SouzaMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira TurmaO presente trabalho tem por objetivo avaliar o grau de competição dos serviços de telecomunicações no Brasil no mercado de voz, composto pelos serviços de telefonia fixa e telefonia móvel, e no mercado de dados, constituído pelo serviço de banda larga fixa. Para o cumprimento deste objetivo foram utilizadas três abordagens específicas, sendo a primeira delas obtida a partir da construção de uma função de demanda residual, decorrente da análise desenvolvida por Baker e Bresnahan (1988), cujos valores de sua elasticidade inversa representam diretamente o grau de competição do setor em análise, a partir da segmentação dos municípios brasileiros em clusters de renda. A segunda abordagem se deu por meio do paradigma da Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD), que é abordagem mais tradicional para avaliação da existência e aferição do poder de mercado de determinado segmento da economia, sendo utilizado o indicador de concentração de mercado Hirchsman-Herfindahl (HHI), também segmentada em municípios por clusters de renda A terceira abordagem foi desenvolvida a partir da construção de uma função de demanda residual, porém segmentada em municípios por categoria competitiva. Os resultados apresentados indicam que a segmentação por clusters utilizada nas duas primeiras abordagens não é a mais adequada para mensurar o poder de mercado dos serviços de telecomunicações, enquanto na segmentação por categoria competitiva, a função de demanda residual apresentou resultados mais robustos em relação a realidade do setor.Publicação Percepção e qualidade : o acesso à internet banda larga e a avaliação dos consumidores à luz da teoria da perspectiva(Ipea, 2021) Santos, Paulo Sávio Leite; Carlos Henrique Leite Corseuil; Borges, Carla Peixoto; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Paulo Sávio Leite Santos; Baigorri, Carlos Manuel; Borges, Carla Peixoto; Carlos Henrique Leite CorseuilMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaA qualidade é um dos atributos essenciais dos serviços de telecomunicações, tradicionalmente medida por meio de dados coletados sobre características relevantes acerca da prestação do serviço, e por meio de surveys onde os consumidores são indagados acerca de sua experiência. O estudo tem por finalidade verificar o efeito da taxa de transmissão de dados de download (TxD) sobre o grau de satisfação dos consumidores do Serviço de Comunicação Multimídia, conhecido como banda larga fixa, avaliando-se se essa relação é adequadamente explicada pelas três características cognitivas que, segundo a teoria da perspectiva (Kahnemann; Tversky, 1979), orientam a tomada de decisões pelas pessoas. São utilizados dados secundários agregados de Pesquisas de Satisfação e Qualidade Percebida realizadas anualmente e medições coletadas em modens instalados em domicílios de consumidores, ambos produzidos pela Agência Nacional de Telecomunicações no Brasil, entre 2018 e 2020. Em linha com a primeira característica cognitiva da teoria da perspectiva, os resultados sugerem que os consumidores avaliam sua satisfação com o serviço a partir de um ponto de referência neutro, associado no estudo à taxa de transmissão de dados de download contratada. Os resultados também indicam a aderência à segunda característica cognitiva, sugerindo que a sensibilidade dos consumidores decresce à medida que aumentam ou diminuem os estímulos a que são submetidos. Adicionalmente, testes diretos não apresentaram resultados significativos que indicassem a aderência dos dados à terceira característica cognitiva. Todavia, relações percebidas incidentalmente durante o teste da segunda característica cognitiva insinuam que a satisfação dos consumidores é mais fortemente influenciada pela entrega de valores de TxD abaixo da taxa contratada, do que por valores de TxD entregues acima da taxa contratada, sugerindo a aversão dos consumidores a perdas e, portanto, a aderência dos dados à terceira característica cognitiva. Ressalta-se, entretanto, que não são robustos os achados relativos ao teste da primeira característica cognitiva, bem como da segunda característica cognitiva - no que tange à afirmação de que diminuições sucessivas nas médias de TxD acarretam perdas decrescentes de satisfação nos consumidores. Contudo, o mesmo não se pode afirmar quanto à segunda característica cognitiva, no que diz respeito à afirmação de que aumentos sucessivos nas médias de TxD acarretam ganhos decrescentes de satisfação nos consumidores, que demonstrou robustez inclusive para os resultados incidentais que insinuaram a aderência dos dados à terceira característica cognitiva.Livro Comercialização do melão(Ipea, 1992-07) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaApresenta uma síntese sobre a produção, comercialização, o consumo e os custos de produção do melão em nosso país.Livro Mercosul : Ajustes e harmonizações, produtos alimentícios, eliminação de fronteiras técnicas, livre circulação de produtos, sugestões e propostas.(Ipea, 1991) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaTraz um cronograma, seguido de propostas de estudos e trabalhos a serem realizados no período de integração do MERCOSUL até dez/94. Visa estabelecer ajustes e harmonizações para a eliminação de fronteiras técnicas, quando da implementação do MERCOSUL.Livro Pêssego : produção, industrialização e comercialização(Ipea, 1992) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de PelotasSintetiza os principais problemas a serem enfrentados pelo setor de produção e industrialização do pêssego, até a implantação no MERCOSUL. Destaca as vantagens da localização de Pelotas para a produção de pêssego. Faz considerações urgentes para a tarefa de direito compensatório de 50 por cento sobre as importações de pêssego da Argentina e Grécia e cessação da redução de alíquota para os países do MERCOSUL.Livro Descripción de las políticas relativas al algodón del Uruguay(Ipea, 1991) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaDescreve as políticas econômicas e industriais adotadas pelo governo uruguaio para o setor algodoeiro. Informa que o Uruguai não apresenta política de comércio exterior específica por não ser exportador do produto.Livro Descripción de políticas relativas a azucar en el Uruguay(Ipea, 1992) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaFaz uma síntese sobre a produção de açúcar no Uruguai, a comercialização e as diversas políticas adotadas para o desenvolvimento deste setor.Livro Serviços e desenvolvimento econômico no Brasil : aspectos setoriais e suas implicações(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1974) Almeida, Wanderly J. Manso deBusca uma caracterização detalhada da atividade terciária no Brasil e investiga suas implicações no processo de desenvolvimento, procurando ainda enfatizar a situação recente da economia brasileira. A abordagem escolhida coloca em evidência os aspectos do crescimento do produto e da força de trabalho, bem como as perspectivas de absorção de mão-de-obra nas atividades terciárias. As conclusões da análise estão resumidas e ponderadas no final do volume, e destacam a problemática do emprego no País, oferecendo várias sugestões de política, de grande interesse prático.Publicação Relatório : pontencialidades dinâmicas do setor terciário no Estado da Guanabara : volume I(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1971-11) Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)O presente relatório orienta-se para a determinação dos mercados em relação aos quais a Guanabara tem capacidade competitiva própria, ou passará a tê-la, mediante adoção de uma série de medidas a serem adotadas pelas autoridades locais ou federais.Livro Mercado brasileiro de produtos petroquímicos(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1973) Silva Filho, Amilcar Pereira da; Pinto, Maurício Jorge Cardoso; Ribeiro, Antonio Carlos da Motta; Lago, Antonio Carlos de AraujoApresenta três estudos que visam divulgar os resultados obtidos e servir de subsídios aos trabalhos de órgãos governamentais e empresas privadas. Estuda o mercado brasileiro de fios e fibras têxteis, o mercado brasileiro de plásticos e o mercado brasileiro de elastômeros. Seguindo esquema mais ou menos padronizado, cada parte analisa os aspectos técnicos e históricos de cada produto, sua demanda e sua oferta no Brasil. Cada capítulo termina com conclusões práticas e recomendações técnicas e comerciais. Apresenta projeções para a indústria petroquímica até 1980.Publicação O Impacto das exportações no emprego regional : um aspecto pouco considerado na política de desenvolvimento do Nordeste(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1997-12) Souza, Aldemir do ValeNeste trabalho, destaca-se a importância do comércio, em particular o comércio interregional, para argumentar que as exportações desempenharam um papel crucial na dinâmica do emprego regional até meados da década passada. Para ilustrar sua hipótese, o autor utiliza as matrizes de insumo-produto do Nordeste (1980/85) para estimar o total de empregos (diretos e indiretos) vinculados às exportações, agrupando as estimativas de acordo com os diferentes mercados regionais e o internacional. A análise dos resultados revela a importância da redução do déficit comercial com a economia paulista e suas implicações no emprego da indústria regional. De forma indireta, o trabalho propõe uma visão divergente da noção de que o desenvolvimento regional teria ocorrido de forma dependente, considerando anômalo o fato de as empresas incentivadas se voltarem predominantemente para mercados não regionais. O autor concorda com a visão de que o desenvolvimento industrial da região dependeu de importações de insumos, bens de capital e poupança de outras regiões, especialmente do Sudeste do país, mas discorda da ênfase dada a esse aspecto e se opõe à crítica direcionada ao principal mercado da indústria regional.Livro Workshop Liberalização Comercial e Mercado de Trabalho no Brasil(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2001-04) Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Este Workshop objetivou, entre outras coisas, promover o debate sobre a experiência brasileira de liberalização comerciai e sobre seus efeitos no mercado de trabalho e na distribuição de renda, criar uma rede de pesquisa sobre o tema e discutir e propor políticas públicas relacionadas á liberalização comercial e mercado de trabalho.Publicação The Welfare Impacts of Changes in the Brazilian Domestic Work Market(2012) Domingues, Edson Paulo; Souza, Kênia Barreiro deDomestic workers, who are mostly women, are among those who have benefited most from increases in real wages in Brazil. However, despite their salaries having risen more than those of other work categories, they are still far lower than those of other occupations. In this context, Domingues and Souza (2012) investigate the economic consequences of the changes that took place in the domestic services market between 2005 and 2011. (…)Publicação The Rich Expand, the Poor Contract. The Paradox of Macroeconomic Policy in Ethiopia(2009) Hailu, DegolRich countries have earmarked about $7 trillion to reverse the current global economic slump. The United States allotted $700 million to rescue ailing banks. About $180 billion was used to rescue just one insurer (AIG). A $787 billion stimulus package is also in place. The United Kingdom set aside $692 billion. The Chinese announced a $586 billion fiscal stimulus. Monetary policy has also become expansionary. The US and the UK cut interest rates to zero per cent and 0.5 per cent, respectively. Can low-income countries embark on such expansionary fiscal and monetary policies? Unfortunately not, as the case of Ethiopia demonstrates. (...)Publicação The Programa Subsidio de Alimentos in Mozambique: Baseline Evaluation(2010) Soares, Fabio Veras; Hirata, Guilherme Issamu; Ribas, Rafael PerezThe Food Subsidy Programme (Programa Subsidio de Alimentos, PSA) is the main basic social protection programme of the government of Mozambique in terms of coverage. It was established in 1990 to help the destitute elderly (women above 55 and men above 60), people living with a disability, the chronically sick and their dependants by providing a monthly cash transfer. The programme falls under the mandate of the Ministry for Women and Social Action (MMAS), while implementation is the responsibility of the National Institute for Social Action (INAS), the Ministry’s executing agency. By the end of 2008, the PSA covered 143,455 households with a total of 287,454 beneficiaries. The main direct beneficiaries were the elderly (93 per cent), followed by people living with disabilities (6 per cent) and the chronically ill (1 per cent). The general eligibility criteria are: age, residency for more than six months in the selected area, per capita earnings less than the minimum benefit on the PSA scale, and/or recognised by medical declaration to be chronically ill or living with a disability. Potential beneficiaries are selected by a local intermediary (known as a Permanente) chosen by the community and appointed by INAS, after which the application undergoes an approval process within the INAS delegation. Although the PSA is a national programme, it does not reach the entire eligible population and its coverage is unequally distributed across districts. This is the result of the absence of an expansion strategy based on poverty incidence and population density. Expansion of the PSA was initially restricted to urban areas in order to mitigate the effects of the post-war structural adjustment programme on the urban population (Low et al., 1999). Currently, expansion to remote rural areas is a programme priority. The programme’s administrative cost is considered high relative to the amount transferred to the beneficiaries (Ellis, 2007). Though the programme is the largest in terms of the number of beneficiaries, its coverage is low relative to the potential universe of beneficiaries. Expansion of the programme tends to diminish the administrative costs in relative terms. In 2008, the PSA underwent two important reforms. First, the subsidy scale increased. The subsidy amount for the first (direct) beneficiaries rose from 70 to 100 meticais (US$2.5 to US$3.6), and the additional benefit for dependants increased from 10 to 50 meticais (US$0.36 to US$1.80) per dependant up to four. The second reform was the greater focus on the inclusion of eligible dependants as indirect beneficiaries in the payment scheme, and the monitoring and evaluation system. Though it is a relatively old programme, it has never been evaluated before. An opportunity to conduct an evaluation has arisen in the context of the reforms. This Policy Research Brief seeks to improve knowledge of the PSA by presenting the first part of the PSA impact evaluation—that is, the summary of the baseline report.Publicação The Impacts of Malawi’s Social Cash Transfer Programme on Community Dynamics(2015) Pozarny, Pamela; Brien, Clare O’“Malawi’s Social Cash Transfer (SCT) programme was launched in Mchinji district in 2006. The programme provides regular cash payments to ultra-poor and labour-constrained households. It seeks to reduce poverty and hunger; increase school enrolment and attendance; and improve the health, nutrition and well-being of vulnerable children. Operated by the Ministry of Gender, Children and Community Development, the programme had reached approximately 30,000 households in seven districts by August 2013 and is expected to serve 300,000 households by 2015.”(…)
