Livro: Desigualdades sociais no Nordeste
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Região Nordeste, Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Reúne três trabalhos que abordam, a partir de indicadores sociais, aspectos das condições de vida do Nordeste brasileiro. Apresenta um conjunto de informações relevantes da intensidade das desigualdades sociais existentes na região. Sua apresentação é feita a nível de municípios ou microrregiões e a nível de estados e regiões. Fortalece a ideia de que o planejamento socioeconômico deve considerar que a compreensão da realidade global passa pelo município, menor unidade político-administrativa, base de todo o processo de desenvolvimento social. O primeiro trabalho compila material empírico sobre aspectos demográficos da PEA, do rendimento, da situação educacional, da proporção de menores nas famílias, desagregando-os segundo rendimento familiar per capita. O segundo trabalho apresenta as carências de forma localizada, a nível de municípios. Mostra como o conjunto de municípios se distribui de acordo com outros indicadores socioeconômicos obtidos a partir do censo demográfico.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
CALSING, Elizeu Francisco et al. Desigualdades sociais no Nordeste. Brasília: Ipea; IPLAN, 1985. (Instrumentos para a Ação, 2). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/14462
