Desenvolvimento Social
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17405
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Publicação Plano de prevenção de enfrentamento ao assédio e à discriminação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2025/2027)(Ipea, 2025) Sheila Cristina Tolentino Barbosa; Rocha, Raimundo; Vilela, Kathleen Lane de Sousa; Sheila Cristina Tolentino Barbosa; Raimundo da Rocha; Kathleen Lane de Sousa VilelaRelatório InstitucionalO Plano de Prevenção e de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Ipea (2025-2027) apresenta ações e diretrizes para prevenir, acolher e tratar casos de assédio moral, sexual e discriminação no âmbito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, alinhando-se ao Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação. O documento estabelece objetivos como a formação e sensibilização de servidores, a criação de canais seguros de denúncia, a proteção das pessoas denunciantes e a promoção de uma cultura organizacional baseada em respeito, diversidade, inclusão e integridade. Também define responsabilidades, procedimentos disciplinares, mecanismos de monitoramento e avaliação, integração com o Plano de Integridade e um cronograma de implementação para garantir efetividade e transparência das ações propostas.Publicação Estratégia de remuneração escalonada do agente financeiro : foco na inserção urbana dos empreendimentos Minha Casa Minha Vida : abordagem na cidade de Cuiabá(Ipea, 2022) Oliveira, Sirley Ferreira de; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Sirley Ferreira de Oliveira; Antonio Lassance; Fabiano Mezadre PompermayerMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaA remuneração escalonada do agente financeiro é uma proposta de reestruturação da forma de remuneração do agente financeiro (Caixa) para estimular por meio de metodologia transparente e flexível a contratação de empreendimentos com melhor inserção urbana. O projeto de intervenção admite como cenário o Programa Minha Casa Minha Vida e o município de Cuiabá. O resultados do trabalho incrementa o debate da inserção urbana quando insere a figura do agente financeiro como um importante ator no processo decisório do planejamento urbano.Publicação Crescimento, pobreza e desigualdades : os efeitos da complexidade econômica no triângulo de Bourguignon(Ipea, 2021) Assis, Tereza Cleise da Silva de; Claudio Roberto Amitrano; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Tereza Cleise da Silva de Assis; Souza, Marcelo Medeiros Coelho de; Mauro Oddo Nogueira; Claudio Roberto AmitranoMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaO presente trabalho objetiva avaliar os efeitos da complexidade econômica sobre as variáveis do triângulo de Bourguignon. O intuito é verificar como a complexidade econômica afeta os níveis de pobreza, e os diferentes estratos de renda, nos países da América Latina em período recente. Foi realizado um exercício econométrico, por meio de dados em painel, utilizando variáveis relativas à estrutura produtiva dos países. Os resultados mostraram que o índice de complexidade econômica pode afetar positivamente os indivíduos que se encontram nos extremos da pirâmide (10 % mais ricos e 10% mais pobres), bem como a população que vive abaixo da linha de pobreza. No entanto, os indivíduos localizados no decis 4 e 6 - a classe média - sofrem uma redução na participação da renda nacional quando há um aumento do ECI.Publicação Municípios brasileiros de desempenho econômico extraordinário : caracterização e análise exploratória(Ipea, 2021) Martins, Paulo Estevão Alvarenga; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Paulo Estevão Alvarenga Martins; Carlos Henrique Leite CorseuilMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaO presente trabalho propõe uma caracterização e análise exploratória dos municípios brasileiros de desempenho econômico extraordinário (MDE) a partir de janelas móveis de 5 anos, de 2003 até 2018, segmentados pela sustentabilidade do crescimento e pelos setores econômicos: indústria, agropecuária, serviços e serviços administrativos. A escolha pela exploração de outliers ditos “de interesse” – isto é, que não se devem a erros nos dados (Aguinis, et al., 2013) – é a base da abordagem da Positive Deviance (Boy, et al., 2020) que inspira o presente trabalho que utiliza dados provenientes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para classificar os MDE em 8 grupamentos, compostos pela combinação do indicador de sustentabilidade e setor responsável pelo crescimento. Após a aplicação da metodologia proposta, são obtidos 744 municípios distintos enquadrados ao menos em uma janela como MDE, os quais passam para a fase de análise exploratória, a qual é subdividida nas etapas de análise descritiva, com o objetivo de ilustrar as principais tendências nos dados existentes e em observar situações que levam a novos fatos, análise de regressões lineares simples, para estimar e inferir a relação entre as variações percentuais do PIB do setor de maior crescimento e as variações percentuais das variáveis de interesse, e estudo de caso, com o objetivo de ilustrar as situações apresentadas pelas análises descritivas e regressões. Como resultado, foi possível constatar que os MDE da agropecuária tendem a ter uma baixa população, os episódicos se concentram nos estados de MG e SP e possuem baixíssima correlação com as demais variáveis enquanto os sustentáveis já se concentram nos estados RS e MT e apresenta certa correlação com algumas variáveis. Os MDE da indústria e serviços tendem a se concentrar na região sudeste e possuem alta correlação com diversas variáveis. Por último, os MDE dos serviços administrativos tendem a apresentar baixo nível de IDH, PIB per capita e população recebem auxílio governamental e altas taxas de sustentabilidade. Além dos resultados quantitativos o trabalho também apresenta 7 MDE que ilustram a evolução do PIB, valor adicionado do PIB por setor, receitas totais e algumas subcontas, quantidade de empresas e vínculos.Publicação Acesso à água de famílias quilombolas inscritas no Cadúnico e aspectos associados.(Ipea, 2021) Gonçalves, Gustavo Teixeira Amorim; Mauro Oddo Nogueira; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Gustavo Teixeira Amorim Gonçalves; Luana Simões Pinheiro; Fernando Gaiger Silveira; Mauro Oddo NogueiraMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaAs comunidades quilombolas, como são conhecidos os grupos remanescentes das comunidades de quilombos, estão identificadas entre aquelas parcelas da população brasileira mais vulneráveis pela precariedade de suas condições socioeconômicas, embora ainda haja carência de informações mais detalhadas. De fato, não se sabe ao certo quantos brasileiros são quilombolas. Tampouco os diferentes registros administrativos permitem identificar com clareza suas características. Dentre as vulnerabilidades sabidas a que estão suscetíveis, as comunidades quilombolas convivem, muitas vezes, com a dificuldade de acesso à água, assim como mais de 16% da população brasileira (BRASIL, 2020d). Tal fato, apresenta-se mais grave para as famílias quilombolas, tendo em vista que, em geral, estão localizadas na zona rural e têm na agricultura de subsistência sua atividade principal. Este estudo busca delinear um quadro atualizado da realidade das famílias quilombolas inscritas no Cadúnico, sobretudo sobre a situação do seu acesso à água e demais aspectos associados, tais como, desigualdade, acesso a benefícios sociais como o Programa Bolsa-Família e renda familiar per capita. Um dos programas do governo federal com registro de atendimento às comunidades quilombolas é o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), que implanta cisternas como fonte alternativa de abastecimento. Atualmente, coordenado pelo Ministério da Cidadania, objetiva-se, com o Programa Cisternas, a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos, por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. O Programa Cisternas, desenvolvido, desde 2003, é objeto de diversos estudos e notório, por seus resultados associados à saúde, à educação e ao bem-estar dos beneficiários, de maneira geral. Neste estudo, procura-se também verificar se as cisternas podem ser uma alternativa relevante para a garantia de acesso à água das famílias quilombolas em comparação com outras formas de abastecimento. Uma boa leitura.Publicação Transformação digital e ação pública : como a digitização de instrumentos da ação pública pode afetar a implementação das políticas públicas(Ipea, 2021) Cardoso, Bruno Baranda; Roberto Rocha Coelho Pires; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Bruno Baranda Cardoso; Lotta, Gabriela Spanghero; Alexandre de Ávila Gomide; Roberto Rocha Coelho PiresMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaA presente pesquisa tem como objetivo investigar como a digitização de instrumentos da ação pública pode afetar a implementação das políticas públicas, por meio do estudo de caso da implementação do “Auxílio Emergencial”. Para tal foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois níveis de atores que são protagonistas, e ao mesmo tempo destinatários da digitalização de políticas públicas: de um lado, burocratas de alto e médio escalão, e de outro, gestores em nível municipal – identificados na literatura como burocratas de nível de rua (street-level bureaucracy). A partir da metodologia de análise de pares factuais (matched-pair analysis) foram selecionados dois pares de municípios e dois pares de secretarias do Ministério da Cidadania (MC) para a realização das entrevistas. O esquema analítico foi estruturado com base em 4 (quatro) dimensões de análise, conforme referencial teórico estabelecido, com o propósito de traçar uma análise comparativa da percepção desses atores em diferentes níveis sobre a implementação desse benefício, à saber: relação dos cidadãos com os instrumentos digitais, análise das políticas públicas por meio dos seus instrumentos, articulação interfederativa e o papel do street-level. Os resultados encontrados apontam para aderência do Auxílio Emergencial à tese de restrição (encurtailment) pela relegação aos agentes do street level à um papel mais informacional. Além disso, o trabalho revela as repercussões das restrições impostas pela instrumentalização do Auxílio Emergencial pela ótica daqueles que tiveram sua atuação restringida e o papel dos burocratas de nível de sistema (system-level bureaucracy) com a adoção de instrumentos digitais para viabilizar uma política social de gigantescas proporções, com um novo arranjo e com uma taxa impressionante de cidadãos que fizeram seu requerimento por meio digital, mesmo diante de todas as dificuldades de acesso existentes.Publicação A Inclusão de pessoas com deficiência em contratos administrativos de órgãos públicos no Distrito Federal(Ipea, 2021) Vale, Báuer Sancler Alves; Roberto Rocha Coelho Pires; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Báuer Sancler Alves Vale; Antonio Lassance; Alexandre dos Santos Cunha; Roberto Rocha Coelho PiresMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaO presente trabalho teve como principal objetivo analisar as experiências na gestão de contratos administrativos de natureza social que promovem a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no âmbito de seis órgãos públicos do poder executivo, legislativo e judiciário com atuação no Distrito Federal, sendo eles: Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1), Superior Tribunal Militar (STM), Ministério da Justiça (MJ), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Tribunal de Contas do DF (TCDF). O estudo se valeu principalmente de pesquisa bibliográfica e análise documental e da coleta de dados por intermédio da realização de entrevista com gestores de contratos administrativos. A partir dos aportes teóricos resultantes dessas etapas do estudo e ainda da análise qualitativa das entrevistas realizadas, o leitor poderá verificar quais são os pontos fortes e fracos nesse tipo de contrato e quais são os limites dos esforços de inclusão observados e colher contribuições para adotar ou aprimorar esse tipo de experiência contratual na sua esfera de competência, no sentido de ampliar e qualificar a inclusão de pessoas com deficiência. A apresentação do estudo em formato de Nota Técnica, visa promover uma interlocução com o campo profissional e uma apresentação do conteúdo de modo mais objetivo e orientado para a prática. A partir das experiências apresentadas vislumbra-se demostrar os resultados positivos e os eventuais ajustes na implementação de contratos dessa natureza de modo a se ampliar o debate para a construção de políticas voltadas a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.Publicação Políticas de fomento a aglomerações territoriais de empresas de tecnologia de informação e comunicação (TIC) como instrumento de desenvolvimento regional(Ipea, 2021) Silva, André Rafael Costa e; Aristides Monteiro Neto; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; André Rafael Costa e Silva; Claudio Roberto Amitrano; Coêlho, Vitarque Lucas Paes; Audy, Jorge Luis Nicolas; Aristides Monteiro NetoMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaTrata-se de pesquisa exploratória para avaliar em que medidas as políticas de fomento a aglomerações territoriais de empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) podem contribuir com o desenvolvimento regional brasileiro. É exploratória: (a) porque o tema aparenta estar se complexificando à medida que as inovações digitais se tornam mais frequentes, acelerando rupturas em indústrias e relações sociais estabelecidas; (b) porque há dúvidas sobre os referencias teóricos pertinentes para empreender esse tipo de análise, bem como sobre o tipo de política a ser adotada e seus impactos; e (c) porque um dos objetivos da pesquisa foi buscar reunir subsídios (inclusive percepções de atores relevantes) para aprimorar uma das estratégias atuais da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, que é a iniciativa Rota da TIC. Como resultados, aponta se: (a) que a combinação das literaturas de mudança estrutural, economias de aglomeração, sistemas regionais de inovação, clusters/arranjos produtivos locais, ecossistemas empreendedores, políticas públicas baseada no território geram um referencial teórico útil para investigar o objeto da pesquisa; (b) que as políticas de fomento a aglomerações de empresas de TIC são altamente relevantes para o desenvolvimento regional; e (c) que a iniciativa da Rota da TIC precisa ser reformulada, incorporando mais instrumentos de fomento, dentro de uma Estratégia Nacional de Desenvolvimento.Publicação A Reformulação de uma política pública de transferência de renda condicionada : o caso do novo Bolsa Família(Ipea, 2024) Conceição, Elton Luis de Oliveira; Claudio Roberto Amitrano; Marcos Hecksher; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Elton Luis de Oliveira Conceição; Bichir, Renata Mirandola; Carlos Henrique Leite Corseuil; Claudio Roberto Amitrano; Marcos HecksherMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quinta TurmaO estudo em questão investiga o processo de reformulação do Bolsa Família desde sua concepção durante o governo de transição até seu lançamento em março de 2023, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as políticas governamentais e a formação de agenda em um governo historicamente identificado com o fortalecimento das políticas de transferência de renda no Brasil. Com base em entrevistas com profissionais-chave, incluindo coordenadores, gestores e especialistas diretamente envolvidos na reformulação, a pesquisa parte de uma pergunta central sobre os motivos e a abordagem da reformulação, adotando uma metodologia que identifica as razões para a inclusão do tema na agenda política. Para isso, realiza um estudo de caso que examina os atores envolvidos, as premissas, etapas e diretrizes que influenciaram a criação do novo programa de transferência de renda condicionada. A relevância da reformulação do Bolsa Família encontra-se intimamente ligada a um contexto de transformações políticas entre 2016 e 2022, período marcado por alterações significativas na estrutura do programa. As fontes utilizadas incluem relatórios de transição de governo e legislações anteriores e atuais. A análise dos materiais e entrevistas revelou não apenas os avanços alcançados, mas também as vulnerabilidades persistentes, como a necessidade de corrigir distorções na distribuição dos benefícios e de enfrentar os desafios fiscais que o programa ainda apresenta. Ademais, o trabalho evidencia que, além da reformulação em si, a continuidade e o aprimoramento das políticas de transferência de renda são essenciais para sua eficácia a longo prazo. Uma política que não estabelece mecanismos de atualização e expansão corre o risco de degradação ao longo do tempo, especialmente diante de pressões econômicas como a inflação. Assim, o estudo alerta para a necessidade de criar condições que assegurem o fortalecimento e a adaptabilidade contínua do Bolsa Família. Conclui-se que, mesmo com os avanços significativos, o Bolsa Família continua a enfrentar desafios que demandam atenção e aprimoramento para cumprir seu papel na redução da pobreza e da desigualdade no Brasil, mantendo-se como um tema central na agenda de políticas públicas.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 26 : Sergipe(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 24 : Santa Catarina(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 23 : Roraima(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 22 : Rondônia(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 21 : Rio Grande do Sul(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 20 : Rio Grande do Norte(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 19 : Rio de Janeiro(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 18 : Piauí(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 17 : Pernambuco(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 14 : Pará(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.Livro Dimensões das carências sociais : informações municipais 12 : Mato Grosso do Sul(Ipea, 1996) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto Brasileiro de Geografia e EstatísticaA publicação apresenta um extenso levantamento estatístico realizado pelo IBGE e Ipea com base no Censo Demográfico de 1991, visando identificar e dimensionar as carências sociais nos municípios brasileiros. O estudo aborda indicadores relacionados à moradia, saneamento básico, educação, renda e condições de vida, com foco especial em domicílios urbanos e chefes de família com renda de até um salário-mínimo. Os dados são organizados por estados, regiões metropolitanas e faixas populacionais, permitindo análises detalhadas sobre desigualdades sociais e estruturais. A obra busca subsidiar políticas públicas voltadas à redução da pobreza e à melhoria das condições de vida da população mais vulnerável.