Livro:
Japão : um caso exemplar de capitalismo organizado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

154

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Japão

Cobertura temporal

País

Brasil

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O texto analisa o sucesso do capitalismo japonês, destacando sua capacidade de combinar tradição e modernidade, contrariando previsões neoliberais. Daniel Bell e Ronald Dore questionam como o Japão, com estruturas rígidas e forte cooperação entre empresas, bancos e Estado, conseguiu superar crises, manter baixo desemprego e se tornar potência econômica. A resposta, segundo Dore e outros estudiosos, exige uma abordagem interdisciplinar que vá além das explicações econômicas ortodoxas, incorporando fatores políticos, institucionais e culturais. O capítulo propõe uma análise da estrutura institucional japonesa em três níveis: dentro das grandes empresas, entre empresas, e nas relações entre Estado e setor produtivo, revelando um modelo complexo e eficiente, distante do paradigma de mercado dominante no Ocidente.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

TAVARES, Maria da Conceição.; TORRES FILHO, Ernani Teixeira.; BURLAMAQUI, Leonardo. Japão: um caso exemplar de capitalismo organizado. Brasília, DF: CEPAL: Ipea, 1991. (Economia e Desenvolvimento, 8). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19381

Aviso

Notas

O presente documento foi elaborado pelos Professores Maria da ConceiçãoTavares, Emani Teixeira Torres Filho e Leonardo Burlamaqui, no âmbito de pesquisa desenvolvida, entre janeiro de 1989 e janeiro de 1990, pelo Instituto de Economia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IEI/UFRJ) com o apoio da Secretaria de Planejamento da Presidência da Repllblica (SEPLAN/PR) e da Fundação Ford. A

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Capítulos

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais