Cooperação Internacional. Relações Internacionais
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17402
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Livro Monitoramento e avaliação da política externa : bases normativas, questões teórico-metodológicas e as particularidades do caso brasileiro(Ipea, 2025-10) Walter DesideráNa primeira década dos anos 2000, consolidou-se no Brasil a compreensão da política externa como uma política pública, impulsionada por mudanças internas e globais, como a redemocratização, a globalização e o fim da Guerra Fria. Esse reconhecimento provocou um intenso diálogo entre os campos da análise de política externa (APE) e da análise de políticas públicas (APP), ampliando as ferramentas analíticas e as perguntas de pesquisa sobre o tema. A nova abordagem permitiu enxergar a política externa como fruto de disputas, coalizões e interesses diversos, demandando participação social, monitoramento e avaliação. A obra em questão, fruto de um projeto do Ipea, aprofunda essa discussão ao explorar os desafios e as possibilidades de institucionalizar mecanismos de acompanhamento e aferição da política externa brasileira, destacando sua importância para o fortalecimento democrático, a transparência e a eficácia governamental, e posicionando-se como referência fundamental para os estudos nessa área.Livro O Brasil e os demais BRICs : comércio e política(Ipea, 2010) Araújo, Raquel; Ferreira, Jhonatan; Filgueiras, Marina; Kume, Honorio; Araújo Jr., José Tavares de; Costa, Katarina Pereira da; Oliveira, Ivan Tiago Machado; Leão, Rodrigo Pimentel Ferreira; Chernausky, Emílio; Holland, Márcio; Barbi, Fernando; Almeida, Paulo Roberto de; Lima, Maria Regina Soares de; Baumann, Renato; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe; Baumann, RenatoDiscute as peculiaridades dos países participantes da sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e da comparação com o caso brasileiro no âmbito comercial. Avalia as possibilidades de ações conjuntas dos quatro países no cenário internacional.Livro Japão : um caso exemplar de capitalismo organizado(Ipea, 1991) Tavares, Maria da Conceição; Torres Filho, Ernani Teixeira; Burlamaqui, Leonardo; Maria da Conceição Tavares; Ernani Teixeira Torres Filho; Leonardo BurlamaquiEconomia e Desenvolvimento 8O texto analisa o sucesso do capitalismo japonês, destacando sua capacidade de combinar tradição e modernidade, contrariando previsões neoliberais. Daniel Bell e Ronald Dore questionam como o Japão, com estruturas rígidas e forte cooperação entre empresas, bancos e Estado, conseguiu superar crises, manter baixo desemprego e se tornar potência econômica. A resposta, segundo Dore e outros estudiosos, exige uma abordagem interdisciplinar que vá além das explicações econômicas ortodoxas, incorporando fatores políticos, institucionais e culturais. O capítulo propõe uma análise da estrutura institucional japonesa em três níveis: dentro das grandes empresas, entre empresas, e nas relações entre Estado e setor produtivo, revelando um modelo complexo e eficiente, distante do paradigma de mercado dominante no Ocidente.Livro Modelo multissetorial Cepal / Ipea para o Brasil(Ipea, 1988) Dias, Guilherme Gomes; Garcia, Marcio Gomes Pinto; Giambiagi, Fabio; Pereira, Juan José; Guilherme Gomes Dias; Marcio Gomes Pinto Garcia; Fabio Giambiagi; Juan José PereiraEconomia e Desenvolvimento 2O modelo multissetorial Cepal/Ipea para o Brasil é uma ferramenta de simulação econômica que avalia a viabilidade de políticas de redistribuição de renda, especialmente por meio do aumento dos salários de base, utilizando dados do IBGE e estruturado em nove blocos que abrangem desde balanço global até setor externo; os resultados das simulações indicam que tais políticas são viáveis se aplicadas com moderação, pois promovem crescimento econômico superior a 5% ao ano, aumento do investimento e, em alguns cenários, redução do desemprego, embora haja um trade-off com o saldo da balança comercial, e o estudo recomenda aprimoramentos no modelo para incorporar restrições externas e variáveis de preço.Publicação A Experiência norte-americana com subvenção direta à inovação em pequenas empresas : o Programa Small Business Innovation Research(Ipea, 2024-08) Pinho, Marcelo; Torkomian, Ana Lúcia Vitale; Debora Regina Taño; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Marcelo Pinho; Ana Lúcia Vitale Torkomian; Debora Regina Taño,PPP 70Tendo aplicado, a preços corrigidos, quase US$ 100 bilhões em 208 mil projetos da sua criação em 1982 até 2023, o Small Business Innovation Research (SBIR) é considerado por fontes oficiais e especialistas do meio acadêmico o principal programa de apoio à inovação em pequenas empresas dos Estados Unidos. Nesse contexto, este artigo revisa a extensa literatura sobre o programa, reconstituindo sua trajetória, recuperando as avaliações realizadas sobre ele e analisando aspectos centrais do programa como política de inovação. O trabalho se assenta num levantamento sistemático da literatura, o qual não identificou nenhum outro artigo sobre o SBIR com a abrangência e atualidade do ora apresentado. Além de detalhar as características e a evolução do SBIR, o artigo aborda as avaliações sobre seu desempenho, tanto as mais gerais, demandadas pelo congresso norte-americano, quanto as provenientes de estudos acadêmicos, usualmente direcionadas a aspectos específicos do programa. Entre as conclusões da pesquisa, destacam-se: a ampla diversidade interna de um programa executado de forma descentralizada por onze agências governamentais; a progressiva evolução institucional do SBIR, com ampliação dos recursos destinados ao programa e esforço crescente para aprimorar seus efeitos em termos de comercialização de tecnologia; e o claro predomínio das avaliações positivas sobre os efeitos do programa.Publicação A Institucionalidade incompleta : a fragilidade do Ministério da Defesa e a (re)militarização no Brasil (2016–2022)(Ipea, 2025-04) Reis, Yasmim Abril Monteiro; Santos, Thais Yumi Nakai dos; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Yasmim Abril Monteiro Reis; Thais Yumi Nakai dos SantosTempo do Mundo 37Este artigo analisa como a institucionalidade do Ministério da Defesa condicionou a subordinação das Forças Armadas no Brasil, com foco nos governos de Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022). Para isso, há duas perguntas norteadoras. Em que medida o desenho institucional do Ministério da Defesa permitiu a evolução da autoridade civil das Forças Armadas no Brasil? Como os governos Temer e Bolsonaro impactaram esse processo a partir da (re)militarização do setor? Adota-se como argumento central o emprego do conceito de (re)militarização do Ministério da Defesa, na medida em que os governos Temer e Bolsonaro não representam uma ruptura isolada mas, sim, a culminância de um processo institucional incompleto, no qual a autoridade civil nunca foi efetivamente consolidada. Metodologicamente, emprega-se o estudo de caso comparado à luz das seguintes variáveis: i) a direção política e os documentos de defesa; ii) a evolução orçamentária do Ministério da Defesa; e iii) a ocupação de cargos por militares. A principal contribuição do trabalho é a atualização do debate sobre os limites do controle civil no contexto democrático brasileiro. Conclui-se que a (re)militarização acelerada do Ministério da Defesa nos governos analisados foi uma consequência direta de uma institucionalidade propositalmente frágil, explorada por dois projetos políticos distintos – um pragmático e outro ideológico –, mas convergentes, que erodiram a autoridade civil por meio da maior participação militar na agenda, da inflexão no comando do ministério e das projeções orçamentárias e estratégicas da pasta.Publicação As Minutas da Defesa Nacional brasileira : um estudo de caso sobre participação democrática(Ipea, 2025-04) Gomes, Cinthya Araújo; Falcão, Débora Guedes; Santa Rosa, Vinícius Teles do Carmo; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Cinthya Araújo Gomes; Débora Guedes Falcão; Vinícius Teles do Carmo Santa RosaTempo do Mundo 37Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: a consulta pública das minutas da Defesa Nacional representa uma contribuição para o processo de participação democrática? O Ministério da Defesa (MD) disponibiliza minutas dos documentos orientadores da Defesa Nacional para a consulta pública em formato online, via sítio oficial, permitindo que cidadãos analisem e sugiram alterações antes da publicação oficial. Os documentos incluem a Política Nacional de Defesa (PND), a Estratégia Nacional de Defesa (END) e o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN). A publicação desses documentos no Brasil gera controvérsias sobre o papel das Forças Armadas, como: a viabilidade das estratégias, a integração com outros setores da política nacional e a participação da sociedade civil nas discussões. A pesquisa utiliza-se da teoria da participação democrática elaborada por Carole Pateman, de modo a analisar o processo de consulta pública das minutas da Defesa Nacional, entender como teorias contemporâneas enxergam a participação, e verificar as implicações da consulta pública na formulação dos documentos oficiais. A hipótese adotada é que a consulta pública das minutas da Defesa Nacional brasileira não representa uma ampliação significativa da participação democrática. Como elementos conclusivos, depreende-se que, conforme teoria da participação democrática de Carole Pateman, percebe-se que mecanismos tais quais a consulta pública sem efeito vinculativo oferecem uma falsa pretensão de participação ampla. Portanto, a pesquisa tem o intuito de contribuir para a compreensão da participação política ativa e democrática, assim como para o aperfeiçoamento dos processos relativos à Defesa Nacional.Publicação Flight simulators in pilot training at the Air Force Academy : contributions to Brazilian aerospace power(Ipea, 2025-04) Moura, Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer; Moura, Arthur Luiz Savino de; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura; Arthur Luiz Savino de MouraTempo do Mundo 37The Brazilian Air Force (FAB) is the main constitutive element of Aeronautics. It is the military expression of aerospace power. In this context, the relevance in providing greater efficiency in the pilots training is noted. Therefore, the objective of this work is to analyze the relationship between the modernization of teaching at the Air Force Academy (AFA), specifically through the increase of new flight simulators, and aerospace power. Using theoretical references on Air Power, Teaching and Simulators, a bibliography and documentary research was conducted to describe these concepts in the scope of the FAB. Data on the performance of cadets during primary instruction on the T-25 Universal aircraft in 2020 and 2021, before and after the adoption of flight simulators, were analyzed. A reduction in course failures was observed, indicating the first signs in the efficiency of modernizing the air instruction. The initial results demonstrate the relevance of simulated flight and new technologies in the training of military pilots, in consonance with what is done in the operation of combat aircrafts such as the A-29 Super Tucano, F5M Tiger and the F-39 Gripen. Hence, by understanding that the use of simulators has positively influenced the efficiency of the primary instruction and that these are the aviators who will fly modern combat aircraft, it can be indicated that the adoption of simulated flight training at the AFA has increased the military capacity of the FAB, thus supporting the application of aerospace power.Publicação Dissuasão espacial : o espaço na estratégia de defesa do Brasil(Ipea, 2025-04) Manhães, Alexandre; Lopes, Gills; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Alexandre Manhães; Gills LopesAs ameaças aos ativos espaciais chamam cada vez mais a atenção de estrategistas envolvidos com os estudos estratégicos e de defesa. Há um contínuo desenvolvimento de armas para destruir ou degradar capacidades espaciais nacionais, para as quais são necessárias medidas de defesa, as quais estão sendo desenvolvidas e documentadas em políticas e estratégias de defesa de diversos países, para obter sinergia entre os envolvidos e para dar transparência às suas ações no espaço exterior. Sobre a realidade brasileira, questiona-se se os pensadores brasileiros da estratégia também estariam sensibilizados por esse contexto, e o quanto isso se refletiria nos documentos estratégicos. Isso permitiria identificar em qual nível se encontra a formulação de uma estratégia de defesa espacial para o Brasil, para que esta possa ser aperfeiçoada, juntamente com outras políticas públicas de defesa e seus processos decisórios correlatos. Assim, a Política de Defesa Nacional (PDN) de 2005, a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END) de 2008, de 2012, de 2016 e as primeiras minutas de 2024, disponibilizadas pelo Ministério da Defesa (MD), foram rastreadas, uma a uma, manualmente, em busca de termos que remetam diretamente à área espacial. Verificou-se que houve um aumento das referências à dimensão ao longo dos anos. Sugeriram-se melhorias para o pensar da dissuasão espacial, tais como estabelecer um conceito estratégico que represente a busca pela superioridade espacial relativa; estruturar um Sistema de Defesa Espacial Brasileiro (Sisdebra); propor uma Estratégia Nacional de Defesa Espacial (ENDE); e incorporar as definições próprias da área espacial nos glossários e documentos de defesa.Publicação Instituto Nacional da Propriedade Industrial : gatekeeper da segurança nacional ?(Ipea, 2025-04) Silva, Roberto Viana da; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Roberto Viana da SilvaTempo do Mundo 37Este estudo avalia a efetividade do art. 75 da Lei de Propriedade Industrial, no que concerne à identificação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de pedidos de patente originários do Brasil para atender às demandas relativas à defesa nacional. Os instrumentos de pesquisa envolvem a análise documental, a coleta de dados e informações em textos normativos, os pedidos de acesso à informação e a consulta de pedidos de patente em base de dados. Os resultados demonstram que o INPI foi capaz de implementar algumas ações, as quais não foram suficientes para o processo de institucionalização, impactando em parte a efetividade da lei na interseção entre patente e defesa nacional. Entre as causas, destacam-se: a não conformidade em relação ao art. 75 da Lei de Propriedade Industrial e ao seu regulamento, as expectativas frustradas de aplicação e implementação, a falta de perspectiva de mobilização na dimensão institucional e a ausência de textos normativos com a definição de regras e procedimentos.Publicação Astropolítica e hidropolítica : el papel del satélite sino-brasileño en el monitoreo de las cuencas hidrográficas amazônicas(Ipea, 2025-04) Rodrigues, Marianna de Oliveira; Souza, Jaíne Garcia de; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Marianna de Oliveira Rodrigues; Jaíne Garcia de SouzaTempo do Mundo 37Esta investigación explora, mediante análisis documental y bibliográfico de fuentes primarias y secundarias, la interacción entre las dinámicas hidropolíticas brasileñas y el ámbito de la exploración espacial, tomando como referencia el Satélite de Recursos Terrestres China-Brasil (China-Brazil Earth Resources Satellite – CBERS). El CBERS surgió de un acuerdo firmado entre Brasil y China en 1988, con el objetivo de desarrollar satélites de teledetección, reducir la dependencia de satélites extranjeros y fortalecer las capacidades de monitoreo ambiental. Con una flota de seis satélites, esta misión espacial colaborativa es un ejemplo de asociación internacional y de construcción de bases sólidas para la captación y gestión de datos primarios, que brindan apoyo al gobierno brasileño. Así, se busca analizar la integración del CBERS-04A – el sexto satélite sino-brasileño, puesto en órbita en 2019 y dirigido específicamente a la gestión de cuencas hidrográficas y políticas de preservación ambiental – con el Sistema de Vigilancia de la Amazonía (SIVAM) – un proyecto activo desde la década de 1990, enfocado en el monitoreo ambiental, la defensa nacional y la gestión de los recursos naturales. De esta manera, se examina su papel en el control de las cuencas amazónicas que podrían enfrentar estrés hídrico, así como en el establecimiento de políticas de mitigación de emergencias globales y en la integración con inteligencia artificial y big data para el análisis y la predicción de impactos ambientales.Publicação O Brasil na CPLP : entre interesses, potencialidades, desafios e inconstâncias da cooperação em Defesa (1998–2024)(Ipea, 2025-04) Rizzi, Kamilla Raquel; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Kamilla Raquel RizziTempo do Mundo 37Este estudo busca analisar a atuação do Brasil na cooperação em Defesa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de 1998 a 2024. Avalia-se a hipótese de que houve uma evolução propositiva nas ações de cooperação em Defesa na CPLP. Argumenta-se que os Estados-membros propuseram primeiramente ações e iniciativas introdutórias, para, num segundo momento, trabalhar na consequente institucionalização destas ações, por meio da aprovação de documentos oficiais das áreas de cooperação. Os procedimentos metodológicos utilizados – pesquisa bibliográfica e documental, e entrevistas com questionários semiestruturados – identificaram que o Brasil tem atuado enquanto liderança, de modo compartilhado com Portugal, buscando priorizar: i) os seus interesses geopolíticos; ii) as possibilidades diplomáticas e econômicas; e iii) a solução gradual dos desafios normativos e orçamentários da comunidade. Como variável independente, tem-se a atuação do Brasil na cooperação em Defesa na CPLP. As variáveis dependentes são os interesses geopolíticos, consubstanciados na região do Triângulo Estratégico da CPLP; as possibilidades diplomáticas e econômicas, referentes à concertação política e ao mercado para produtos de Defesa; e os desafios normativos e orçamentários, relacionados à falta de diretrizes comuns de Defesa e às dificuldades de manutenção de pagamentos de cotas e contribuições anuais dos Estados-membros, os quais influenciam os avanços e recuos da variável independente.Publicação Conectografia e infraestruturas críticas na Zopacas : projeção de poder latente(Ipea, 2025-04) Silveira, Laura Cristina Feindt Urrejola; Ribeiro, Ana Luísa da Silveira Santana; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Laura Cristina Feindt Urrejola Silveira; Ana Luísa da Silveira Santana RibeiroTempo do Mundo 37Este artigo investiga o Atlântico Sul como um espaço geoestratégico central para a projeção de poder por meio das infraestruturas críticas (ICs) em operação, construção ou planejamento nos países-membros da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (Zopacas). A partir das lentes da geopolítica contemporânea, da geoeconomia e da geografia crítica, argumenta-se que as ICs – como portos comerciais, terminais de petróleo e gás, usinas hidrelétricas e termoelétricas, cabos submarinos de comunicação, redes de saneamento, data centers e corredores logísticos intermodais – operam como vetores ambivalentes, podendo fortalecer a integração regional e a soberania logística e, ainda, aprofundar a reprimarização econômica e a dependência tecnológica. O estudo utiliza dados sistematizados sobre as ICs litorâneas, analisando sua função, localização, nível de controle e vulnerabilidade ante os riscos climáticos e operacionais. Destaca-se o papel crescente da China como ator extrarregional, por meio da Belt and Road Initiative (BRI), com investimentos em ICs portuárias dotadas de tecnologias de automação e inteligência artificial. Conclui-se que a governança das ICs deve ser orientada por políticas de resiliência, inovação e cooperação Sul-Sul, capazes de superar a lógica extrativista e reforçar a soberania das nações atlânticas diante da reconfiguração das redes globais de infraestrutura.Publicação Logistical standardization and strategic integration : Brazil in the NATO Codification System(Ipea, 2025-04) Medeiros, Sabrina Evangelista; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Sabrina Evangelista MedeirosTempo do Mundo 37This article aims to analyze how logistical standardization through the NATO Codification System (NCS) contributes to Brazil’s strategic insertion into international defense networks without entailing formal commitments to collective defense. The research adopts a case study approach, based on Yin (2009), combining documentary analysis of official and bibliographic sources with surveys administered to civilian and military subject-matter experts (SMEs) from North Atlantic Treaty Organization (NATO) member and partner countries. The results indicate that the the adoption of the NCS strengthens Brazil’s logistical interoperability and the defense technological and industrial base (DTIB) and expands access to markets regulated by Western standards, and enhances regional industrial integration, while also imposing limits on geopolitical repositioning vis-à-vis competing powers. It concludes that technical logistical cooperation serves as a pragmatic tool for modernization and international certification, preserving Brazil’s strategic autonomy and producing long-term impacts on both industry and regional security governance.Livro Fronteiras do Brasil : impacto da covid-19 na fronteira terrestre, volume 7(Ipea, 2025-10) Bolívar Pêgo Filho; Nagamine, Liria Yuri; Krüger, Caroline; Nunes, Maria; Ferreira, Gustavo; Moreira, Paula; Moura, Rosa; Bolívar Pêgo Filho; Nagamine, Liria Yuri; Krüger, Caroline; Moura, Rosa; Bolívar Pêgo; Líria Yuri Nagamine; Caroline Krüger; Rosa Moura; Maria Nunes; Gustavo Ferreira; Paula MoreiraEste volume da coleção Fronteiras apresenta os resultados das entrevistas e da aplicação dos questionários que, analisados, demonstram os principais impactos do vírus na fronteira terrestre brasileira e apresenta uma série de conclusões e sugestões de melhorias de política pública sobre o tema. Aborda, também, a dinâmica de chegada da pandemia, por meio dos principais aeroportos brasileiros que têm relação com o exterior, bem como seu processo de interiorização.Publicação Exportações brasileiras de produtos da indústria de transformação reagem a mudanças na taxa de câmbio real ? Uma análise ao nível da firma(Ipea, 2024) Barbosa, Renato Castro de Faria; Flávio Lyrio Carneiro; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Renato Castro de Faria Barbosa; Flávio Lyrio CarneiroMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quinta TurmaA influência da Taxa de Câmbio Real (TCR) no desempenho das exportações tem sido amplamente estudada devido à sua importância no crescimento econômico, já que exportações são um componente crucial do Produto Interno Bruto. Esta dissertação visa avaliar como as flutuações da TCR afetam as exportações brasileiras da indústria de transformação, analisando dados ao nível da firma. A pesquisa considera que a TCR, mais que a taxa de câmbio nominal, influencia o desempenho exportador, uma vez que reflete a relação entre preços domésticos e estrangeiros, afetando a demanda por bens domésticos. A análise utiliza dados em painel para explorar como empresas exportadoras ajustam preços e quantidades em resposta às variações da TCR. O estudo conclui que desvalorizações da TCR aumentam os volumes exportados mais significativamente do que os preços, sendo que empresas mais produtivas e integradas ao comércio internacional são menos afetadas por essas flutuações.Publicação Strengthening the multilateral trade system for green growth and development : Brazil and south Africa within the WTO(Ipea, 2025-04) Silva, Fernanda Aparecida; Cechin, Alícia; Ribeiro, Fernando José da Silva Paiva; Bispo, Scarlett Queen Almeida; Martins, Michelle Márcia Viana; Nonnenberg, Marcelo José Braga; Ipea; Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte); Fernanda Aparecida Silva; Alícia Cechin; Fernando José da Silva Paiva Ribeiro; Scarlett Queen Almeida Bispo; Michelle Márcia Viana Martins; Marcelo José Braga NonnenbergInternational trade is frequently influenced by policies aimed at environmental protection and the sustainability of production processes. In this context, Brazil plays a significant role in multilateral discussions on the intersection between environmental issues and international trade. Similarly, South Africa has consistently emphasized the importance of balancing environmental commitments with economic growth. This article analyzes the positions and strategies of Brazil and South Africa within the World Trade Organization (WTO) and other international forums, exploring the broader implications of environmental policies on global trade dynamics. Both countries express concerns regarding unilateral environmental measures, such as the European Union’s (EU’s) Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM) and European Union Deforestation Regulation (EUDR), arguing these policies could disproportionately impact their economies by restricting market access and increasing export costs. Both advocate for a multilateral approach that considers the economic realities of developing countries and promotes fairer trade. However, their priorities differ in certain aspects. Brazil criticizes agricultural subsidies and opposes the EUDR, claiming the regulation unfairly harms its agricultural sector. Meanwhile, South Africa focuses its criticism on the CBAM’s impact on its industrial exports and emphasizes the need for international support to adapt to new environmental standards.Publicação Apresentação : Boletim de Economia e Política Internacional n.41 – jan./abr. 2025(Ipea, 2025-04) Alves, André Gustavo de Miranda Pineli; Ipea; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; André Gustavo de Miranda Pineli AlvesA 41a edição do Boletim de Economia e Política Internacional traz quatro artigos. Os três primeiros são estudos comparados, que focam as semelhanças e diferenças de abordagem de economias distintas a respeito de temas candentes: comércio e meio ambiente, estratégias de descarbonização e regulação da inteligência artificial. Completando a edição, o último artigo aborda a geopolítica energética da China na Ásia Central.Publicação Challenges of Brazil’s G20 Presidency : failing multilateralism and rising geopolitical disputes(Ipea, 2024-03) Souza, André de Mello e; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; André de Mello e SouzaOne Pager IPCid 008The text highlights that the reform of multilateral institutions is a recurring theme in the G20, as the COVID-19 pandemic exposed their fragility in enforcing norms, their inadequacy in the face of current global challenges, and their disconnection from contemporary power dynamics, a situation aggravated by the rise of far-right, anti-globalist leaders in several member countries of the group.
