Fascículo:
Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE): v. 24, n. 01, abr. 1994

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

item.page.series.date

item.page.events.date

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante / Mediador(a) / Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) é uma publicação quadrimestral com análises teóricas e empíricas sobre uma ampla gama de temas relacionados à economia brasileira. Estabelecida em 1971 sob o título Pesquisa e Planejamento, PPE é publicada em abril, agosto e dezembro.

Resumo traduzido

Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) publishes theoretical and empirical research on a broad range of topics related to the Brazilian economy. Established in 1971, under the name Pesquisa e Planejamento, PPE is currently published three times a year, in April, August and December.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final desta publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

Perdas e serviços ambientais do recurso água para uso doméstico
Projeto de minério de ferro de Carajás : uma análise internacional de custo-benefício
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2497
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5462
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3492
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3491

organization.page.relation.references

Unidades Organizacionais

Volumes

Publicações

Publicação
Perdas e serviços ambientais do recurso água para uso doméstico
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1994-04) Motta, Ronaldo Seroa da; Mendes, Ana Paula Fernandes; Mendes, Francisco Eduardo; Young, Carlos Eduardo Frickmann; Rossi, José Wellisson (comentários); Ramos, Lauro (comentários)
Os custos ambientais decorrentes da utilização dos bens e serviços ambientais não são geralmente incorporados nas medidas convencionais de renda. Neste estudo são estimados os custos relativos do uso doméstico do recurso água nas áreas urbanas do país e sua relação com as medidas de consumo das famílias. A mensuração destes custos não é, entretanto, trivial. Dessa forma, foram adotados dois métodos de estimação: um que procura determinar valores associados aos custos de saúde relacionados à degradação da qualidade da água e outro que calcula os gastos de investimentos necessários para evitar estas perdas ambientais. A análise dos resultados permitirá também avaliar a economicidade das ações de saneamento básico no Brasil.
Publicação
Projeto de minério de ferro de Carajás : uma análise internacional de custo-benefício
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 1994-04) Sarmiento Gutierrez, Maria Bernadete Gomes Pereira
Este artigo tem como objetivo último proceder a realização de uma análise de custo-benefício do projeto de minério de ferro de Carajás estendida aos seus efeitos ambientais e sob a perspectiva internacional. Para tal, algumas considerações de ordem teórica são feitas. Inicialmente, argumentam-se as razões pelas quais pode haver divergência entre as avaliações nacional e internacional de um mesmo projeto na presença de efeitos ambientais além da fronteira induzidos pelo mesmo e na simultânea ausência de instituições capazes de incorporar este aspecto nas suas políticas. Neste contexto, propõe-se que o conceito adequado de eficiência é a que mede os benefícios de um projeto como poupança de custos a um nível internacional. Sugere-se também a maior valoração dos efeitos ambientais além da fronteira induzidos par um projeto sob a ponto de vista internacional. Conclui-se que o projeto de minério de ferro de Carajás seria aceitável sob a ponto de vista internacional se seu custo ambiental fosse da ordem de US$ 400 milhões a US$ 2,4 bilhões, considerando as taxas de desconto de 12 e 8%, respectivamente

Projetos de Pesquisa

Notícias relacionadas

Livros

Eventos relacionados

Faz parte da série

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais