Publicação: Projeto de minério de ferro de Carajás : uma análise internacional de custo-benefício
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Resumo
Este artigo tem como objetivo último proceder a realização de uma análise de custo-benefício do projeto de minério de ferro de Carajás estendida aos seus efeitos ambientais e sob a perspectiva internacional. Para tal, algumas considerações de ordem teórica são feitas. Inicialmente, argumentam-se as razões pelas quais pode haver divergência entre as avaliações nacional e internacional de um mesmo projeto na presença de efeitos ambientais além da fronteira induzidos pelo mesmo e na simultânea ausência de instituições capazes de incorporar este aspecto nas suas políticas. Neste contexto, propõe-se que o conceito adequado de eficiência é a que mede os benefícios de um projeto como poupança de custos a um nível internacional. Sugere-se também a maior valoração dos efeitos ambientais além da fronteira induzidos par um projeto sob a ponto de vista internacional. Conclui-se que o projeto de minério de ferro de Carajás seria aceitável sob a ponto de vista internacional se seu custo ambiental fosse da ordem de US$ 400 milhões a US$ 2,4 bilhões, considerando as taxas de desconto de 12 e 8%, respectivamente
Resumo traduzido
This paper presents a cost benefit analysis overview of the Carajás Iron Ore Project (CIOP) in Brazil. The CIOP is an integrated iron ore mine/railway/port project located in the eastern part of the Amazon Forest. The project has had important direct and indirect environmental effects which have not been taken into account in the ex-ante national appraisal of the project. Due to the possible transboundary environmental effects of the project, it is argued that this kind of cost should be higher valued by an international agency compared to the value put by a national development agency. In addition, in the absence of a full monetary valuation of the net environmental impacts of the project, the Krutilla and Fisher (1984) alternative options cost methodology has been adapted. It is shown that the project is only worthwhile if the maximum shadow price of the environmental damage caused by the project was around US$ 400 million.
