Fascículo: PNAD 2008 : primeiras análises : desigualdade de renda, sobre a evolução recente da pobreza e da desigualdade e condições de vida : qualidade dos domicílios e acesso a bens
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
item.page.series.date
item.page.events.date
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
2008
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Comunicado da Presidência 30 : PNAD 2008 : primeiras análises : desigualdade de renda, sobre a evolução recente da pobreza e da desigualdade e condições de vida : qualidade dos domicílios e acesso a bens
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O Comunicado da Presidência nº 30 dá início a uma série de análises do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada sobre a PNAD 2008 e aborda os temas da desigualdade, pobreza e qualidade dos domicílios e acesso a bens. Analisando os dados de 2008 da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um grupo de técnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea mostra que, em 2008, houve uma queda da pobreza e uma diminuição da desigualdade de renda dos domicílios brasileiros. No que se refere às condições de vida da população, houve também um crescimento dos domicílios com acesso a bens duráveis e serviços públicos, resultando em um aumento nos domicílios caracterizados como de boa qualidade. Para isso, o presente Comunicado encontra-se constituído por três partes, sendo: Seção 1: mostra a evolução do nível e da desigualdade de renda dos domicílios e decompõe os fatores que mais contribuíram para a evolução da desigualdade. Seção 2: mostra a evolução da pobreza e da desigualdade de renda e analisa os fatores que mais contribuíram para a evolução da pobreza. Seção 3. mostra a evolução da qualidade dos domicílios, caracterizada pelo acesso a bens e serviços públicos relativos à moradia. O Comunicado é o primeiro de uma série de cinco volumes sobre os estudos da PNAD. As próximas publicações tratarão sobre mercado de trabalho, previdência e mudança social; demografia, gênero, migração e desenvolvimento agrário; educação, juventude e raça; habitação e saneamento.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
URI
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5301
