Pesquisador(a):
Fábio Veras Soares

Carregando...
Foto do Perfil

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

orgunit.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Acesso à informação

Termos de uso

Titulo alternativo

Variações do nome da Unidade organizacional

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Responsável pela unidade organizacional

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Resumo traduzido

Informações sobre a unidade organizacional

Sobre o pesquisador

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em economia pela University College of London (2005). É técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada desde 1995. Foi ponto focal do Ipea no Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), onde trabalhou em projetos de pesquisas e assessoria para diversos países, incluindo Paraguai, Marrocos, Quênia, Egito, Iêmen, Moçambique, entre outros, e com vários organismos das Nações Unidas.

Endereço de Email

ORCID

https

Lattes

http

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

URI

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18417

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

orgunit.page.relation.references

Publicações (Autor)

Publicação
O Efeito do aumento no valor das transferências de renda sobre a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho : uma análise com dados em painel da PNAD-Contínua (Publicação Expressa)
(Ipea, 2025) Ricardo Campante Vale; Fábio Veras Soares; Ricardo Campante Vale; Fábio Veras Soares
Esta nota técnica analisa o efeito causal do aumento do piso do antigo programa Auxílio Brasil (atual Bolsa Família) de R$ 400 para R$ 600, ocorrido em agosto de 2022, sobre a inserção no mercado de trabalho de indivíduos em domicílios que tinham algum beneficiário do programa no primeiro trimestre de 2022 (antes do incremento). Utilizando dados longitudinais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e uma metodologia de dois estágios que combina pareamento por escore de propensão com um modelo de efeitos fixos, o estudo busca isolar o impacto do aumento do benefício de outras dinâmicas macroeconômicas e das características idiossincráticas dos beneficiários. Ao comparar o grupo de beneficiários com um grupo de não beneficiários similar antes e depois da medida, o estudo desenha um quase-experimento e faz uma estimativa plausivelmente causal de diferenças em diferenças. Os resultados indicam um efeito pequeno, porém estatisticamente significativo, de redução na probabilidade de participação na força de trabalho, estimado entre 2,2 e 4,7 pontos percentuais. O aumento do benefício teve um efeito pequeno e estatisticamente não significativo sobre o número de horas trabalhadas pelos beneficiários que permanecem ocupados, estimado entre 0 e 1 hora a menos por semana. Mais importante, não foi encontrado efeito sobre a informalidade. Além disso, a análise revela que a evasão da força de trabalho se concentrou em indivíduos que anteriormente ocupavam postos de trabalho precários e informais ou que já não tinham emprego, sendo desproporcionalmente composta por mulheres com responsabilidades de cuidado. Os achados sugerem que o aumento do benefício permitiu a saída de ocupações de baixa qualidade e dos desalentados, e não gerou um desincentivo generalizado ao trabalho e à formalidade.

Publicações (Editor)

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais