(Ipea, 2014) Acioly, Luciana; Calixtre, André Bojikian; Seminário Os Desafios da Política Externa Brasileira em um Mundo em Transição : 2012 : Brasília, DF; Perpétua Almeida; Luciana Acioly; André Bojikian Calixtre
Traz os resultados das intervenções de autoridades e especialistas, ocorridas no seminário: "Os desafios da política externa brasileira em um mundo em transição". Apresenta síntese das palestras, de atores que exerceram ou exercem papel relevante, na condução e na pesquisa sobre a política externa brasileira. Aborda os limites e as possibilidades de uma política externa que, altiva e ativamente, superou as dificuldades impostas pela nova ordem global.
(Ipea, 2018) Mendonça, Danilo Barbosa; André de Mello e Souza; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Danilo Barbosa Mendonça; Paiva, Luis Henrique da Silva de; André de Mello e Souza; Calixtre, André Bojikian
O presente estudo analisa a participação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) na formulação das diretrizes de política externa brasileira (PEB) na área alimentar durante os governos Lula (2003 a 2010). Busca compreender as condições objetivas e subjetivas que favoreceram o destaque do CONSEA na formulação dessas diretrizes. Como resultado, a pesquisa constatou que isso foi possível graças à conjuntura política da época: inclusão da segurança alimentar e nutricional (SAN) na agenda de governo em um ambiente político-administrativo favorável à participação social; estratégia brasileira de inserção internacional e; a existência de uma extensa rede de mobilização social na área de SAN, fator esse considerado o mais relevante.