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A Dinâmica das coalizões na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

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Titulo alternativo

Coalition dynamics in Minas Gerais state’s deputy chamber, La Dinàmica de las coaliciones de la asamblea legislativa de lo estado de Minas Gerais, Dynamique de la coalitions législative assemblée Générale des Mines

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Resumo

O presente trabalho objetivou a construção de redes de conexões entre os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no período entre a 13a e a 15a legislaturas, com vistas à análise do hiato da tramitação do orçamento público do estado. Baseando-se na metodologia de redes, foram desenhadas as conexões e estimada a estrutura topológica da rede. Os resultados mostraram uma formação coalizacional na 13a legislatura, com divisão de poder e alguma participação da situação gerando um paradoxo de Bräess. Na 14a legislatura, observou-se uma divisão nítida entre os grupos de situação e a oposição com a divisão de poder mais nítida no grupo de centralidade formado. Finalmente, na 15a legislatura observou-se a divisão de poder em que o grupo de centralidade é dominado pela oposição. Consequentemente, na análise da tramitação dos processos orçamentários observou-se um maior hiato na 15a legislatura, justificado pelo domínio da oposição no grupo de centralidade.

Resumo traduzido

This paper aimed to design connection network amongst Deputies of Legislative Assembly of Minas Gerais State, from 13th to 15th legislatures, in order to analyze the public budged processing of Minas Gerais State. Based on network methodology and statistical results from network topology all networks were designed. The results showed coalizacional identification to 13th legislature with a clear power division and some situation party generating a Bräess Paradox. In the 14th legislature a fine power division between the situation and opposition groups into centrality formed group. Finally, in the 15th legislature, the division of power was most evident when into centrality group the opposition group domain was showed. When analyzing the conduct of budgetary processes in their respective legislatures, there was a huge gap in the 15th legislature justified by the dominance of the opposition group centrality.

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