Publicação:
Avaliando o instrumento de drawback e a performance exportadora dos Estados brasileiros : uma abordagem a partir do Índice de Complexidade Econômica (ICE)

dc.contributor.advisorMauro Oddo Nogueira
dc.contributor.authorBovolenta, Amanda Gonçalves
dc.contributor.otherCoordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC
dc.contributor.scholarAmanda Gonçalves Bovolenta
dc.contributor.thesiscommiteeMauro Oddo Nogueira
dc.contributor.thesiscommiteeSqueff, Flávia de Hollanda Schmidt
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-09-25T11:58:21Z
dc.date.available2025-09-25T11:58:21Z
dc.date.issued2018
dc.date.portal2018
dc.date.submitted2018-03-05
dc.degree.levelMestrado
dc.description.abstractAs economias dos estados brasileiros são caracterizadas por diferenças no PIB, na produtividade e nas exportações. O presente estudo pretende analisar e quantificar as diferenças entre as exportações dos estados brasileiros utilizando o regime de drawback através de uma métrica baseada no Índice de Complexidade Econômica (ICE) e a correlação de Pearson. Os resultados observados corroboram parcialmente a hipótese de concentração e desigualdade nas exportações dos estados brasileiros. Adicionalmente, o estudo faz sugestões uma futura agenda de pesquisa para a análise da política pública de comércio exterior a partir dos resultados obtidos.
dc.description.abstractalternativeBrazilian states economies are characterized by differences in GDP, productivity and exports. The present study focuses principally on quatifying and analysing diferences among brazilian states exports in drawback customs regime through a metric based on Economic Complexity Index (ECI) and the Pearson correlation. The results observed supports partially the hypothesis of concentration and inequality in Brazilian states exports. Additionally, the study aims to suggest an agenda for the future research about the trade public policy by taking the results of analysis.
dc.description.graduateprogramPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento
dc.description.serieMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda Turma
dc.format.extent118
dc.identifier.citationBOVOLENTA, Amanda Gonçalves. Avaliando o instrumento de drawback e a performance exportadora dos estados brasileiros: uma abordagem a partir do Índice de Complexidade Econômica (ICE). 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília-DF, 2018.
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19161
dc.language.isopor
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Padrão Ipea
dc.source.urlsourcehttps://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas
dc.subject.keywordDrawback
dc.subject.keywordÍndice de Complexidade Econômica (ICE)
dc.subject.vcipeaComércio Exterior
dc.subject.vcipeaExportações
dc.subject.vcipeaCrescimento Econômico
dc.subject.vcipeaPolíticas Públicas
dc.titleAvaliando o instrumento de drawback e a performance exportadora dos Estados brasileiros : uma abordagem a partir do Índice de Complexidade Econômica (ICE)
dc.title.scholarAvaliando o instrumento de drawback e a performance exportadora dos Estados brasileiros: uma abordagem a partir do Índice de Complexidade Econômica (ICE)
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionColeção: Comércio Internacional Coleção: Desenvolvimento Regional Coleção: Economia. Desenvolvimento Econômico
relation.isOrgUnitOfPublication211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery211e3d44-cdd0-4f9c-9831-9071ea013b41

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
dissertacao_amanda_goncalves_bovolenta.pdf
Tamanho:
1.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais