Publicação: Saúde
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Nesta edição, analisa-se a política de saúde no Brasil nos últimos dez anos, retornando, em alguns pontos, ao começo da década de 1990. A primeira seção trata da evolução da situação de saúde, partindo dos seus determinantes, utilizando a mortalidade infantil como o traçador para análise, para em seguida descrever a evolução da mortalidade geral da população. Em seguida, o texto trabalha a organização institucional do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrando, particularmente ao longo dos últimos dez a quinze anos, como esse Sistema, em seus princípios, estabelecia a abordagem integral da saúde no Brasil. O foco da análise institucional, da descentralização e da relação público-privada (seção 3) está na discussão das atribuições e distribuições de responsabilidades entre esferas de governo, voltado para a organização da prestação de serviços. Na seção 4, faz-se um balanço das políticas públicas de saúde, abordando seus principais eixos que, juntamente que a organização institucional, conformam a atual política
de saúde. Em seguida, o texto trata dos contornos do financiamento da saúde no Brasil, em sua vertente pública e privada.
