Publication:
O Sul no século XXI : uma aproximação a partir da Venezuela

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

item.page.description.firstpage

225

item.page.description.lastpage

248

Date

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

por

item.page.coverage.spatial

Venezuela
América Latina

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

item.page.title.alternative

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

item.page.contributor.author

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.contributor.other

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

Avalia as transformações da ordem internacional no século XXI a partir da relação entre Norte e Sul, enfatizando os efeitos da crise global, das disputas geopolíticas e das mudanças nos centros de poder mundial. O autor discute o fortalecimento de um Sul político e econômico representado por países emergentes e por iniciativas de cooperação Sul-Sul, destacando o papel da América Latina e, especialmente, da Venezuela na construção de alternativas à hegemonia internacional. O estudo aborda a ascensão de governos progressistas na região, a criação de mecanismos de integração como a Alba, a Unasul e a Celac, e a defesa de princípios como multipolaridade, soberania, integração regional e desenvolvimento compartilhado. Ao final, apresenta propostas para o fortalecimento das relações intrassul e para a consolidação de uma agenda política capaz de ampliar a participação do Sul na reconfiguração da ordem mundial.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.otherlanguages

Citation

ROSALES, Héctor Constant. O Sul no século XXI: uma aproximação a partir da Venezuela. In: DESIDERÁ NETO, Walter Antonio; TEIXEIRA, Rodrigo Alves (org.). Perspectivas para a integração da América Latina. Brasília: Ipea; CAF, 2014. p. 225-248. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20927

item.page.description.version

Description

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

item.page.relation.references

organization.page.relation.references

Book Chapter

Item type:book.listelement.badge,
Perspectivas para a integração da América Latina
(Ipea, 2014) Walter Antonio Desiderá Neto; Teixeira, Rodrigo Alves; Walter Antonio Desiderá Neto; Walter Antonio Desiderá Neto; Rodrigo Alves Teixeira
Reúne estudos apresentados por pesquisadores de diversos países sul-americanos no âmbito da cooperação entre o Ipea e a CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. Os capítulos analisam os avanços, desafios e perspectivas da integração regional na América Latina, com enfoque em temas como desenvolvimento econômico, integração produtiva, infraestrutura de transportes, energia e comunicações, arquitetura financeira regional, cooperação política, assimetrias estruturais e processos de articulação institucional no Mercosul, na Unasul e em outros mecanismos de integração, contribuindo para o debate acadêmico, governamental e social sobre estratégias de desenvolvimento e fortalecimento da integração sul-americana.

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais