Publication: Transição ecológica justa na agricultura brasileira
Loading...
item.page.format.extent
item.page.description.firstpage
158
item.page.description.lastpage
183
Date
Publication data
item.page.date.series
item.page.date.event
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
item.page.description.edition
Language
por
item.page.coverage.spatial
Brasil
item.page.coverage.temporal
item.page.location.country
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
item.page.type
item.page.degree.level
item.page.source.urlsource
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Copyright Holder
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Access to Information
Acesso Aberto
Terms of Use
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
item.page.title.alternative
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
item.page.contributor.author
Advisor
item.page.contributor.editor
item.page.contributor.thesiscommitee
item.page.contributor.organizer
item.page.contributor.coordinator
item.page.contributor.other
item.page.relation.ispartofseries
Speaker / Moderator / Discussant
Abstract
Estuda o papel da agricultura brasileira na construção de uma transição ecológica justa, examinando as relações entre financiamento público, estrutura produtiva, distribuição da terra, geração de emprego e sustentabilidade ambiental. Os autores discutem como os instrumentos de crédito rural, especialmente o Plano Safra, o Pronaf e o Pronamp, influenciam a organização da produção agropecuária e avaliam seus impactos sobre a agricultura familiar, o agronegócio, a segurança alimentar e os processos de descarbonização. O texto apresenta um diagnóstico da estrutura fundiária, do uso do solo, do emprego rural, da produtividade agrícola e dos mecanismos de financiamento, destacando os limites do modelo baseado em commodities de exportação e defendendo o fortalecimento da agroecologia, da reforma agrária, da agricultura familiar e de sistemas produtivos biodiversos como estratégias para promover justiça social, redução das desigualdades e sustentabilidade ambiental.
item.page.description.abstractalternative
organization.page.description
person.page.description
Email Address
person.page.identifier.orcid
person.page.identifier.lattes
person.page.identifier.gsid
person.page.identifier.rid
person.page.identifier.scopus-author-id
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
item.page.subject.vcipea
item.page.subject.keyword
item.page.subject.otherlanguages
Agroecologia, Agricultura familiar, Financiamento rural, Plano Safra, Sustentabilidade ambiental
Citation
SCHINCARIOL, Vitor Eduardo; VASCONCELOS, Joana Salém; DUTRA, Misael. Transição ecológica justa na agricultura brasileira. In: LUEDEMANN, Gustavo Alves; REIS, Cristina Fróes de Borja (org.). Transição justa nas finanças no Brasil. Brasília: Ipea, 2026. p. 158-183. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556351025-cap8.
