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Estrutura, desempenho e perspectivas do transporte ferroviário de carga

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Resumo

Tendo como principal motivação o marco de cinco anos do início do processo de reingresso da iniciativa privada nas operações ferroviárias do país, este artigo visa analisar a estrutura, o desempenho recente e as perspectivas do setor de transporte ferroviário de carga, abrangendo, inicialmente, uma caracterização do setor e um exame dos principais determinantes da sua estrutura de produção e custos privados. Em seguida, estimam-se funções de custo que buscam relacionar indicadores operacionais aos custos dos serviços, confrontando-os com os fretes praticados, de modo a realçar os limites de geração de caixa das empresas do setor. Os resultados obtidos remetem a uma reflexão sobre as perspectivas setoriais, notadamente em relação aos investimentos essenciais para garantir a integração do sistema e a necessária expansão dos serviços.

Resumo traduzido

The privatization of the rail network, which started in 1996, is the main motivation for this analysis of the recent performance and perspectives of the sector. The paper first presents an overview of the size and relative importance of the transport sector by mode. The operational and cost structure of the rail sector is then analyzed in detail and compared to its tariffs. The cash flow generation of the rail concessionaires is confronted with the investment needs of the sector for service expansion.

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