Publicação:
Estado da arte das teses e dissertações sobre o financiamento da educação básica (2007-2024)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2007 - 2024

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

A educação é um direito social constitucional, que se configura em um dever do Estado e deve ser garantido a todos. Sua concretização demanda a implementação de políticas públicas, inserindo a educação na disputa pelo fundo público. Nesse sentido, o texto constitucional não prevê apenas a garantia do direito, mas também mecanismos que asseguram seu financiamento, como a vinculação da receita de impostos para aplicação em manutenção e desenvolvimento do ensino, a contribuição social do salário-educação e as políticas de fundos. A lei infraconstitucional também prevê outras fontes de financiamento, como os royalties do petróleo e o fundo do pré-sal. Tendo em vista a relevância do tema para a concretização das políticas educacionais, as pesquisas acadêmicas vêm se debruçando sobre discussões acerca do financiamento educacional. Assim, o objetivo da pesquisa é elaborar um estado da arte em teses e dissertações produzidas no período de 2007 a 2024 no Brasil sobre o financiamento da educação básica. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma coleta das produções constantes do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a leitura do título e dos resumos dos trabalhos, foi organizado um banco contendo 614 produções acadêmicas discentes dos programas de pós-graduação nacionais. Os trabalhos foram organizados em dezoito categorias temáticas de acordo com o objeto e tema que compõem o foco de análise da produção. Foi possível identificar que houve um aumento nas produções entre 2018 e 2019; que as produções são predominantemente advindas de programas de pós-graduação em educação; bem como que há uma amplitude temática dentre os trabalhos analisados. Contudo, ainda há necessidade de pesquisas que aprofundem as discussões sobre os custos educacionais, as políticas de austeridade, mecanismos de controle da correta aplicação de recursos, novos mecanismos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente e implementação do custo-aluno-qualidade inicial (CAQi).

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer; SENKEVICS, Adriano Souza. Estado da arte das teses e dissertações sobre o financiamento da educação básica (2007-2024). Brasília: Ipea, 2025. (Relatório Institucional). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ri-236212

Aviso

Notas

Anexo: Contém planilha Banco Revisão

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais