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Sobre-educação dos jovens no Brasil e decisões intrafamiliares de oferta de trabalho

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Over-education of youth in Brazil and intrafamily labor supply decisions

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Resumo

A incompatibilidade entre a escolaridade de um trabalhador e o nível educacional exigido para a sua ocupação, chamada “incompatibilidade educacional”, é um problema crescente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Trabalhadores sobre-educados apresentam menor produtividade e menores níveis de satisfação no trabalho, além de sofrerem penalidade salarial. Indivíduos jovens e recém-formados estão especialmente sujeitos à sobre-educação, que demonstra ser uma armadilha para a carreira futura, tornando-se uma situação persistente. Os estudos disponíveis sobre o tema utilizam-se tradicionalmente de modelos individuais de decisão no mercado de trabalho. Todavia, essas decisões são tomadas em um contexto familiar, levando-se em consideração a situação no mercado de trabalho dos outros componentes da família. Assim, este artigo investiga a incompatibilidade educacional no mercado de trabalho brasileiro, para jovens entre 18 e 29 anos na condição de filhos. Aplica-se um modelo de logit binomial aos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) entre os anos de 2012 e 2019, acrescentando-se uma abordagem familiar para a oferta de trabalho desses jovens. Encontra-se efeito negativo na probabilidade de sobre-educação dos filhos jovens associado à renda dos pais, enquanto a presença de pais sobre-educados está associada a maiores probabilidades de sobre-educação entre os filhos jovens. Destacam-se os efeitos marginais de variáveis demográficas, com jovens mulheres apresentando menor probabilidade de sobre-educação, ao passo que filhos jovens domiciliados em áreas rurais ou trabalhadores nos setores agrário ou industrial estão associados a maiores probabilidades

Resumo traduzido

The mismatch between a worker’s level of education and the educational level required by their occupation, known as “educational mismatch”, is a growing problem in developing countries such as Brazil. Overeducated workers exhibit lower productivity, lower levels of job satisfaction, and wage penalties. Young and newly graduated individuals are particularly prone to overeducation, which often proves to be a career trap, becoming a persistent situation. Available studies on the subject traditionally adopt unitary models for labor market choices. However, these choices are made in a household context, taking into account the labor market placement of other household members. Thus, this article investigates educational mismatch in the Brazilian labor market for young people aged 18 to 29 in the role of children. A binomial logit model is applied to Continuous PNAD microdata from 2012 to 2019, adding a household approach to the labor supply of the youth. A negative effect on the probability of overeducation among the youth is associated with parental income, while the presence of overeducated parents is linked to higher probabilities of overeducation among the youth. Marginal effects of demographic variables are highlighted: young women present a lower probability of overeducation, while youth domiciled in rural areas or working in the agricultural or industrial sectors are associated with higher probabilities.

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Palavras-chave traduzidas

Overeducation, Educational mismatch, Household economics

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NOGUEIRÃO, Guilherme Fonseca; GONÇALVES, Solange Ledi; VAZ, Daniela Verzola. Sobre-educação dos jovens no Brasil e decisões intrafamiliares de oferta de trabalho. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 2, p. 37 -72, ago. 2025. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n2art2.

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