Publicação: Trajetórias estaduais da educação pública no Brasil sob a lente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Texto para Discussão (TD) 3148 : Trajetórias estaduais da educação pública no Brasil sob a lente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
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Resumo
A pandemia da covid-19 constituiu uma interrupção no modo de se fazer educação em países de todo o mundo. Atualmente, convive-se com diversas decorrências desse período. O problema mais notável e generalizado refere-se ao desempenho. Mesmo quando há progresso no aprendizado dos alunos na fase pós-pandemia, o ritmo é lento e bastante variável dentro de um país. Nesse contexto, para acompanhar o andamento do desempenho dos estudantes das redes públicas estaduais de educação no Brasil, este trabalho utiliza informações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos dez anos, distinguindo duas fases distintas: de 2013 a 2019, quando a política pública era o fator principal de ordenamento geral da educação; e de 2020 a 2023, quando a pandemia afetou sobremaneira os modos de ensino e aprendizagem. A partir das trajetórias dos estados delineadas pelos dados, é possível discernir alguns pontos apresentados e comentados ao longo do texto que merecem maior atenção. Com isso, recomenda-se que cada Unidade da Federação (UF) reflita sobre suas decisões e políticas educacionais, pretéritas e presentes, de modo a direcioná-las adequadamente e, assim, oferecer educação de qualidade a seus cidadãos.
Resumo traduzido
The covid-19 pandemic disrupted the way of delivering education in many countries around the world. Currently, we are experiencing several consequences of that period. The most notable and widespread problem concerns school performance. Even when there is progress in student learning in the post-pandemic phase, the pace is slow and quite variable within a country. In this context, to monitor the progress of student performance in state-public education systems in Brazil, this paper uses information from the Basic Education Development Index (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb) from the last ten years, distinguishing two distinct phases: from 2013 to 2019, when public policy was the main factor in the general organization of education; and from 2020 to 2023, when the pandemic greatly affected teaching and learning methods. Based on the trajectories of the states outlined by the data, it is possible to discern some points, which are presented and commented on throughout the text, that deserve greater attention. It is recommended that each Federative Unit (Unidade da Federação – UF) reflects on its past and present educational decisions and policies, to direct them appropriately and, thus, offer quality education to the citizens.
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ARAÚJO, Herton; CODES, Ana. Trajetórias estaduais da educação pública no Brasil sob a lente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Rio de Janeiro: Ipea, jul. 2025. 18 p.: il. (Texto para Discussão, n. 31XX). DOI: https://dx.doi.org/10.38116/td3148-port