Publicação: Cadeias produtivas globais e agregação de valor : a posição da China na indústria eletroeletrônica de consumo
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Global porduction chains and value added : China's position the consumer eletronic industry
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Resumo
O objetivo deste artigo é mapear a presença da China nas cadeias globais de produção da indústria eletroeletrônica de consumo, com atenção especial à problemática da agregação de valor. Discute-se se o país está ou não avançando na hierarquia das cadeias de valor e se distanciando da posição de mero montador contratado, responsável pelas atividades padronizadas e de menor qualificação. Para tanto, apresenta-se o conceito de cadeias de valor globais (CVGs), caracterizando-se os atores e a centralidade da firma líder na agregação de valor. A seguir, mapeia-se a geografia do comércio exterior chinês. Destaca-se a relevância da integração regional para a inserção global e traçam-se as distinções entre o comércio para processamento e o comércio ordinário. Ao rever a literatura existente sobre agregação de valor das exportações chinesas, o artigo chega a algumas conclusões relevantes sobre a trajetória do valor adicionado (VA) domesticamente no segmento de eletroeletrônicos de consumo. Por fim, o artigo apresenta estudos de caso sobre duas firmas líderes na indústria eletrônica chinesa, Lenovo e Huawei, a fim de ilustrar a diversidade de estratégias para a criação de firmas líderes no país.
Resumo traduzido
The objective of this article is to map China’s presence in global production chains in the electronics industry, with special emphasis given to value added. It discusses whether China is stepping upwards in the global value hierarchies and if the country is getting distance from the traditional contractor manufacturing position, generally responsible for standardized activities with less qualification and less value added. In order to do so, the article presents the concept of global value chains, characterizing its actors and the position of the lead firm in aggregating value. In the sequence, it draws a map of Chinese foreign trade, reinforcing the relevance of regional integration to its global insertion and underlining the distinctions between processing and ordinary trade. Once reviewing the literature about the value added of Chinese exports, the article comes to some relevant conclusions about the recent domestic value added performance in the electronics sector. Finally, the article presents two case studies on Chinese lead firms in the sector analyzed, Lenovo and Huawei, in order
to illustrate the diversity of strategies for the creation of lead firms in that country.
