Publication:
Condiciones para la integración productiva en el Mercosur : un análisis a partir del estudio de los flujos de comercio bilaterales

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

item.page.description.firstpage

61

item.page.description.lastpage

86

Date

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

spa

item.page.coverage.spatial

América Latina

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

item.page.title.alternative

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

item.page.contributor.author

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.contributor.other

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

Examina as condições necessárias para o avanço da integração produtiva no Mercosul, analisando os fluxos bilaterais de comércio entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai no período de 1996 a 2009. Os autores discutem a integração produtiva como um processo de criação de vantagens competitivas regionais baseado na especialização, complementaridade produtiva e formação de cadeias regionais de valor. A pesquisa avalia o comércio intraindustrial como indicador do grau de integração produtiva, identificando avanços limitados e concentrados em poucos setores, especialmente na indústria automotiva entre Argentina e Brasil. O estudo demonstra que os países menores do bloco apresentam reduzido nível de comércio intraindustrial, predominando relações comerciais interindustriais e assimetrias produtivas. Os autores concluem que a integração produtiva no Mercosul permanece insuficientemente desenvolvida devido à fragilidade dos mecanismos de coordenação regional, à ausência de políticas comuns mais efetivas e à concentração dos benefícios em grandes empresas, defendendo o fortalecimento de iniciativas setoriais, da cooperação tecnológica e das cadeias regionais de valor como caminhos para aprofundar a integração econômica do bloco.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.otherlanguages

Citation

ÁNGELIS, Jésica de; PORTA, Fernando. Condiciones para la integración productiva en el Mercosur: un análisis a partir del estudio de los flujos de comercio bilaterales. In: DESIDERÁ NETO, Walter Antonio; TEIXEIRA, Rodrigo Alves (org.). Perspectivas para la integración de América Latina. Brasília: Ipea; CAF, 2012. p. 61-86. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20934

item.page.description.version

Description

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

item.page.relation.references

organization.page.relation.references

Book Chapter

Item type:book.listelement.badge,
Perspectivas para la integración de América Latina
(Ipea, 2012) Desiderá Neto, Walter Antonio ; Teixeira, Rodrigo Alves ; Walter Antonio Desiderá Neto; Rodrigo Alves Teixeira
A obra aborda temas relacionados ao desenvolvimento regional, à integração produtiva, à infraestrutura de transportes, energia e comunicações, à arquitetura financeira regional, às assimetrias estruturais entre os países e aos mecanismos de cooperação necessários para fortalecer os processos de integração latino-americana, buscando contribuir para o debate entre governos, academia, setor empresarial e sociedade civil.

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais