Publicação:
Productivity and the middle income trap : a Brazilian perspective

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

247

Última página

264

Data

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

eng

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Analisa o caso brasileiro no contexto da armadilha da renda média, enfatizando a importância da produtividade como variável central para o crescimento de longo prazo. O autor argumenta que o Brasil enfrenta desafios estruturais, como baixa qualificação da força de trabalho, ambiente regulatório complexo e reduzida inovação tecnológica. Conclui que reformas institucionais e políticas de aumento de produtividade são essenciais para sustentar o desenvolvimento econômico.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

VELOSO, Fernando. Productivity and the middle income trap: a Brazilian perspective. In: BRICS ACADEMIC FORUM (6. : 2014 : Rio de Janeiro). VI BRICS Academic Forum. Brasília: Ipea, 2014. p. 247-264. Available at: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20095

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Livro
VI BRICS Academic Forum
(Ipea, 2014) Baumann, Renato; Farias, Tamara Gregol de; BRICS Academic Forum (6. : 2014 : Rio de Janeiro); Renato Coelho Baumann das Neves; Tamara Gregol de Farias
O livro traz alguns trabalhos apresentados e debatidos durante o VI Fórum Acadêmico BRICS, com vistas a aprofundar a discussão sobre a promoção de parcerias e cooperação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Aborda questões relativas ao processo de aproximação entre os cinco países, bem como sua ação conjunta no cenário internacional. A obra conta com dez sessões temáticas sobre comércio e investimento; desenvolvimento inclusivo sustentável; cooperação internacional para o desenvolvimento; paz e segurança; urbanização; produtividade e renda média, as novas classes sociais nos países emergentes; governança global e tecnologias sociais, apresentando análises dos debates sobre questões de particular interesse para o desenvolvimento do BRICS e seu papel no âmbito da governança global.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais