Publicação: Uma Avaliação empírica do grau de flexibilidade alocativa do mercado de trabalho brasileiro
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
1976-1995
1983-1996
1983-1996
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 499: Uma Avaliação empírica do grau de flexibilidade alocativa do mercado de trabalho brasileiro, An empirical assessment of the allocative flexibility of the Brazilian labor market
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O trabalho pretende avaliar o grau de flexibilidade alocativa brasileira combinando medidas para grau de turbulência e de descasamento. A flexibilidade de um mercado é sua habilidade de ajuste a choques com rapidez e na extensão adequada. A magnitude do ajuste depende tanto do grau de flexibilidade como dos choques. Como estes são de difícil observação, utilizam-se mudanças ocorridas no médio prazo como medidas de choques, que são denominadas índices de turbulência do mercado. Estes são, essencialmente, uma medida de como variou a estrutura de mercado entre dois instantes do tempo. As medidas de descasamento, avaliadas pelo coeficiente de variação ao quadrado da taxa de desemprego, visam casar desempregados com postos de trabalho vagos ofertados num dado ponto do tempo. A análise é baseada em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) entre 1976 e 1995 e pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) entre 1983 e 1996. Resultados indicam que o mercado de trabalho no Brasil tende a estar mais sujeito a maiores choques, embora o grau de flexibilidade seja superior ao do mercado dos países industrializados.
Resumo traduzido
Changes in the economic scene imply imbalances in the labor market. Flexibility in this market lies in its skill to adapt to shocks wiht the proper speed and range. Results indicate that the labor market in Brazil tends to undergo greater shocks, although the degree of flexibility is greater thant that in the market of industrialized countries. Middle run changes, adopted as shock treatment, are called the market´s turbulence index and tend to be higher when the unemployment rate is also higher.
