Publicação: A Renegociação da dívida brasileira de 1994 : uma cura para a dívida pendente?
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Brasil
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1994
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BR
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Grau Acadêmico
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Resumo
Há um argumento na literatura que diz que recompras de dívida soberana via operações de mercado aberto não são benéficas para o país devedor, mesmo podendo aliviar a dívida pendente. Este artigo mostra que recompras de dívida podem, na verdade, levar a uma piora do problema de dívida pendente. Isso é possível quando o retorno real do investimento no país devedor é suficientemente alto, de modo que os recursos usados para financiar a recompra tenham um alto custo de oportunidade, e a redução da dívida seja pequena comparada com o volume de recursos alocado para a recompra. Em 1994, o governo brasileiro reestruturou seu pacote de financiamento da dívida externa, como parte da iniciativa do Plano Brady. Esse plano foi uma tentativa de que países severamente endividados alcançassem uma redução de dívida por um preço mais baixo do que aquele que seria conseguido com recompras no mercado secundário, retendo, portanto, alguns dos (possíveis) ganhos de eficiência. Com o uso de recompras de mercado aberto como ponto de referência, os limites para possíveis ganhos com o acordo são calculados e é feita uma avaliação quanto à possibilidade de o acordo ajudar a aliviar o problema de dívida pendente.
Resumo traduzido
There is an argument in the literature that open-market sovereign debt repurchases are not beneficial for the debtor country, even if they can alleviate debt overhang. This paper shows that debt buybacks can actually lead to a worsening of the debt overhang problem. This is possible if the real return on investment in the debtor country is sufficiently high, so that resources used to finance the buyback have a high opportunity cost, and the debt reduction is small compared to the amount of resources allocated to the repurchase. In1994 the Brazilian government restructured its external debt financing package as part of the Brady Plan initiative. The Brady Plan was an attempt for severely indebted countries to achieve a debt reduction at a price lower than the one through secondary market buybacks, and therefore retaining some of the (possible) efficiency gains. Using open-market buybacks as benchmark, bounds for possible gains from the deal are calculated, and an assessment is made in respect to whether the deal helped alleviating the debt overhang problem.
