Publicação:
Complex approaches for education in Brazil

dc.contributor.authorSakowski, Patrícia Alessandra Morita
dc.contributor.authorTóvolli, Marina Haddad
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-09T14:25:50Z
dc.date.available2016-05-09T14:25:50Z
dc.date.issued2016-04
dc.date.portal2016-04
dc.description.abstractSistemas educacionais podem ser vistos como sistemas complexos, ao considerarmos que o aprendizado, o ensino, a cognição e a educação são fenômenos resultantes das interações entre os agentes heterogêneos que compõem esses sistemas. Em virtude da natureza complexa dos sistemas educacionais, novas abordagens mostram-se relevantes e, até mesmo, necessárias, se considerarmos que os métodos tradicionais muitas vezes não são capazes de capturar as dinâmicas desses sistemas. Este trabalho busca identificar o que tem sido feito no Brasil com respeito à abordagem de sistemas complexos em educação e trazer para a discussão potenciais benefícios dessa perspectiva para a educação no país. Apresentam-se os principais conceitos que têm marcado o pensamento teórico da complexidade, assim como as aplicações dos métodos e metodologias de sistemas complexos em educação no Brasil, como modelagem baseada em agentes, análise de redes, sistemas tutores inteligentes, mineração de dados educacionais (educational data mining) e learning analytics, entre outros. Por fim, alguns insights da abordagem de sistemas complexos para a educação são discutidos.pt_BR
dc.description.abstractalternativeEducation systems can be viewed as complex systems, by considering that learning, teaching, cognition and education are phenomena resulting from interactions between the heterogeneous agents that compose such systems. Given the complex nature of education systems, new approaches seem relevant, and even necessary, if we consider that traditional methods are often not capable of capturing the dynamics of these systems. This paper aims to identify what has been done in Brazil regarding the complex system approach in education, and to bring to discussion the potential benefits of this perspective to education in the country. The main concepts that have marked the theoretical thought of complexity are presented, as well as applications of complex systems’ methods and methodologies in education in Brazil, such as Agent-Based Modeling, Network Analysis, Intelligent Tutoring Systems, Educational Data Mining, and Learning Analytics, among others. Finally, some insights of the complex system approach to education are discussed.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Discussion Paper ; 210pt_BR
dc.description.other30 p.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherPossui versão em português - Texto para Discussão n. 2107pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6362
dc.language.isoengpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4642pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseReproduction of this text and the data it contains is allowed as long as the source is cited. Reproductions for commercial purposes are prohibited.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordSistemas Complexospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelos baseados em agentespt_BR
dc.subject.keywordAnálise de redespt_BR
dc.subject.keywordSistemas tutores inteligentespt_BR
dc.subject.keywordMineração de dados educacionaispt_BR
dc.subject.keywordLearning analyticspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas.pt_BR
dc.titleComplex approaches for education in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeDiscussion Paper 210 : Complex approaches for education in Brazilpt_BR
dc.title.alternativePerspectivas da complexidade para a educação no Brasilpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
DiscussionPaper_210.pdf
Tamanho:
269.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
DiscussionPaper_210_sumex.pdf
Tamanho:
32.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais