Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10956
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2717.pdf1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2717_sumex.pdf119.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Gravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em Recife
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2717 : Gravidez na adolescência : conciliação de vida familiar, estudo e trabalho dos jovens em Recife
Authors: Costa, Joana Simões
Poloponsky, Katcha
Silva, Enid Rocha Andrade da
Russo, Felipe Mendonça
Silva, Claudia
Abstract: A partir de pesquisas quantitativa e qualitativa conduzidas em Recife em 2018 entre jovens de 15 a 24 anos, este Texto para Discussão analisa e compara trajetórias nas transições do estudo ao trabalho, ponderando aspirações e expectativas quanto ao estudo e vida profissional, tendo em vista evidenciar possíveis diferenças para jovens que vivenciaram gravidez na adolescência. Segundo os resultados da pesquisa, jovens que tiveram filhos entre 15 e 19 anos de idade apresentaram maiores interrupções na vida escolar, têm maior chance de não estarem trabalhando nem estudando, e são mais pessimistas em sua expectativa de concluir tanto a etapa de ensino frequentada ou o ensino superior. A pesquisa qualitativa corrobora e aprofunda esses resultados, apontando que a baixa escolaridade, a falta de experiência profissional e a necessidade de cuidar de seus filhos formam barreiras na procura do emprego. Essas jovens relatam também sentir o abandono de políticas públicas que pudessem ajudá-las em seus objetivos. Nesse sentido, o texto finaliza discutindo políticas públicas, tais como programas de transferência de renda, ações de garantia de acesso a creches públicas, como as salas de acolhimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e campanhas de educação sexual e planejamento familiar.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.